Prefeitura Municipal de Congonhas

Você sabia?
Imprimir Email

Institucional

Congonhas se destaca no Prêmio Educador Nota 10

por Secom

31/10/2016 16:33

Adriana Conceição Santana Fonseca, professora da Escola Municipal Nossa Senhora d’Ajuda, do distrito do Alto Maranhão, foi uma das 50 finalistas da 19ª edição do Prêmio Educador Nota 10, com o projeto “A Nascente sob nossas mãos: preservar e revitalizar”. Dos 4.200 inscritos, apenas dois trabalhos classificados são de Minas.

O projeto “A Nascente sob nossas mãos: preservar e revitalizar” foi iniciado com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental 1, durante 2015. “Tive essa ideia ao perguntar meus alunos sobre a origem da água e eles me responderem que ela vinha da torneira e da caixa d’água. Vi aí a necessidade de educá-los sobre as nascentes. Quando levei a turma para visitar a principal do distrito, eles viram a necessidade de cuidar dela, limpar e preservar. A partir de então, toda a equipe escolar abraçou a causa e começou a realizar ações de conscientização e preservação desses mananciais. Trabalhamos junto aos setores ligados ao meio ambiente, patrimônio histórico, à associação de moradores, PSF do distrito, aos pais e alunos e conseguimos desenvolver várias ações”, explica Adriana Fonseca.

A professora Adriana participou da cerimônia de premiação da 19ª edição do prêmio que aconteceu no dia 17 deste mês, no Teatro Santander Itaim Bibi, em São Paulo. Como uma das finalistas, a docente foi premiada com 1 ano de assinatura do site Nova Escola Clube. O evento teve a participação do ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, além de gestores públicos, educadores, pais, alunos, pesquisadores, empresários, e organizações comprometidas com a garantia do direito a uma Educação de qualidade. A apresentação foi da jornalista e apresentadora Sandra Annenberg.

“Quando recebi o telefonema dos responsáveis pelo prêmio, fiquei muito feliz. Estar em 50 finalistas foi um grande reconhecimento do meu trabalho. Participar da cerimônia de premiação foi uma oportunidade de trocar experiências com outros educadores e conhecer projetos de sucesso implantados em várias escolas do País. Agradeço o apoio e incentivo dos servidores da Secretaria Municipal de Educação para que eu estivesse presente neste momento”, diz a professora Adriana.

Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10, organizado pela Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho, reconhece professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e também gestores escolares de todo o país. 

A Educação de Congonhas se destaca pelo segundo ano consecutivo em premiações de âmbito nacional. Em 2015, a professora Célia Aparecida Gabriel, da Escola Municipal Rosália Andrade da Glória, do bairro Alvorada, inscreveu o projeto “Gentileza Gera Gentileza e Cidadania” que foi reconhecido como o melhor do País.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página