Prefeitura Municipal de Congonhas

Você sabia?
Imprimir Email

Institucional

Mais de 100 profissionais trabalham na limpeza do município

por Secom

03/03/2015 12:16

Para manter a cidade limpa e organizada, é necessário um trabalho diário e contínuo. Em Congonhas, a equipe de limpeza urbana é formada por mais de cem profissionais, entre servidores públicos e terceirizados. Além de coletar o lixo, estes profissionais varrem e capinam as ruas, limpam bueiros e a rede pluvial em todos os bairros e distritos. 
 
Cerca de 50 garis trabalham na varrição, realizada em dias alternados, sendo que no Centro e nas ruas de maior movimento a varrição é diária. O mesmo procedimento é seguido para a coleta do lixo úmido. 
 
Prestadores de serviço da empresa especializada na coleta de resíduos percorrem as ruas recolhendo o material e o armazenando em um caminhão que compacta o lixo. Atualmente, cerca de 34 toneladas diárias de resíduos são descartadas no aterro controlado de Congonhas. É observada em média o seguinte percentual: 65% de material orgânico, 25% de papel, 3% de vidro, 4% de metal e 3% plástico. O lixo é comprimido, espalhado e amassado sobre o solo, fazendo a compactação. 
 
A Diretoria de Obras e Manutenção Urbana recomenda descartar o lixo pouco tempo antes da passagem do caminhão. A medida evita que, em dias de chuva, a água carregue os sacos plásticos, entupindo bueiros. (Baixe a tabela dos dias e horários da coleta de lixo na sua rua).
 
Leia também a matéria sobre a Coleta Seletiva!
 


Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página