Prefeitura Municipal de Congonhas

Você sabia?
Imprimir Email

Institucional

Ouro Preto e Mariana manifestaram interesse de se juntarem ao Codap

por Secom

06/05/2017 10:39

Representantes de prefeituras da região participaram da Assembleia Geral do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) do mês de maio, nesta sexta-feira, 5, em Conselheiro Lafaiete. Esta foi a primeira após a que elegeu e empossou o prefeito de Congonhas, Zelinho, como novo presidente da entidade em abril. Os principais pontos da pauta foram o papel complementar que este consórcio possui em relação à Amalpa e a captação de novos municípios para integrá-lo. Já há intenção declarada de alguns deles de se consorciarem, com objetivo de reduzirem seus custos e desenvolverem setores como o próprio serviço público e a agropecuária.

Além do presidente do Codap e prefeito de Congonhas, Zelinho, participaram das discussões o secretário municipal de Planejamento de Congonhas, Antônio Odaque da Silva; o prefeito de Entre Rios de Minas, José Walter Resende; o vice-prefeito de Ouro Branco, Celso Roberto Vaz; a assessora parlamentar do deputado federal, Padre João, Silene Gonçalves da Silva; o secretário executivo do Codap, Rodolfo Gonzaga; o controlador interno da entidade, Paulo César L. Correa; e os membros da assessoria jurídica, Camilla Santos e Ivan Duque.

A Diretoria do Codap irá visitar chefes do executivo e suas equipes a fim de convidá-los a associarem. Entre as que já manifestaram interesse em unirem forças com Congonhas, Ouro Branco, Entre Rios de Minas, São Brás do Suaçuí e Jeceaba estão as prefeituras de Ouro Preto e Mariana. Conselheiro Lafaiete e Belo Vale aguardam aprovação de suas respectivas Câmaras Municipais para retornarem ao consórcio. 
A continuidade do programa da Defesa Civil Regional também foi colocada com uma das prioridades deste exercício e deverá, em breve, retomar suas atividades.

Durante a reunião desta sexta, também foram apresentadas sugestões para o aperfeiçoamento dos projetos desenvolvidos pelo Codap e a retomada de outros, como a compra conjunta de produtos e serviços pelas prefeituras. Bons exemplos são a aquisição de alimentos agrícolas para a merenda escolar das escolas municipais.

O recém lançado Centro de Referência de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, que passa a contar com uma sede na Fazenda de Carreiras – Casa de Tiradentes – cedida por um ano pela Prefeitura de Ouro Branco ao Codap, oferecerá apoio aos produtores rurais, graça à parceria firmada com Embrapa, EPAMIG e Emater. No terreno de 24,8 hectares cedido por comodato pela Gerdau para a criação da Fazenda Modelo do projeto, serão desenvolvidas pesquisas e cultivadas mudas de árvores, verduras, legumes entre outras alimentícias. Produtores rurais interessados na iniciativa podem tirar suas dúvidas pelo próprio telefone do Codap, no horário comercial: (31) 3721-1258.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página