Prefeitura Municipal de Congonhas

Você sabia?
Imprimir Email

Institucional

Participe da Caminhada pela Igualdade nesta terça

por Secom

18/03/2017 14:00

Para marcar o Dia Internacional de Luta a Discriminação Racial, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, promove, nesta terça-feira, 21, a Caminhada pela Igualdade na praça JK a partir das as 8h. Cerca de 250 alunos da rede municipal de ensino deverão estar presentes neste ato, que é realizado anualmente.

A luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar no Brasil após a promulgação da Constituição Federal de 1988, que incluía o crime de racismo como inafiançável e imprescritível.

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960. Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade. Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página