Alunos da rede municipal de ensino concluem atividades do PROERD e do PROGEA

Alunos da rede municipal de ensino concluíram as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e do Programa de Educação Ambiental (PROGEA), ambos da Polícia Militar. A entrega dos certificados foi realizada nesta terça-feira, 4, no Cine Teatro Leon, reunindo estudantes, familiares, policiais militares e profissionais da educação.

Pela manhã, os alunos do 5° ano das escolas municipais Augusto Silva, Conceição Lima Guimarães, Dona Maria Oliveira Castanheira, Jair Elias, José Cardoso Osório, José Monteiro de Castro, Judith Augusta, Maria Batista, Michael Pereira de Souza, Padre Jacinto e Rosália Andrade da Glória foram agraciados com o certificado de conclusão das atividades do PROERD. Um estudante de cada escola representou os demais.

A solenidade contou com a presença da secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Resende; do Major da PM Sandro Tavares; o presidente do Sindcon, Nathan Moreira, e do representante do Conselho Fiscal da entidade, Marcos Vicente dos Santos; do vice-presidente do Rotary Club, Ricardo Sodoriva; e do assessor especial de Políticas Antidrogas, Dalton Barobsa. Quem também apareceu para animar a galera foi o mascote do programa, o Leão Daren, acompanhado do PM Amigo Legal.

Outro momento marcante foi a premiação do concurso de redação. Os vencedores, que receberam uma bicicleta cada, foram Nicole Ribeiro Gonçalves, da E.M. Judith Augusta; Maria Clara dos Reis, da E.M. José Monteiro de Castro; e Nathan Mendonça, da E.M. Michael Pereira de Souza.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a escola e a família, que busca preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, são abordadas estratégias adequadas para que os jovens se tornem bons cidadãos e resistam à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o PROERD também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

Programa de Educação Ambiental

Já durante a tarde, a Banda de Música da Polícia Militar embalou a solenidade de entrega dos certificados aos estudantes do 4° ano das escolas municipais Sr. Odorico Martinho da Silva, Dona Maria de Oliveira Castanheira e Rosália Andrade que concluíram o Programa de Educação Ambiental (PROGEA).

O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Resende, e do secretário adjunto da pasta, Thales Gonçalves; do 1° Tenente PM, Comandante do 2° Pelotão de Meio Ambiente, Nélio Reis Santos; da coordenadora de Educação Ambiental, Andrea Cristiana Souza e Silva; da diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Rosilene Pereira Junqueira; além familiares, professoras e diretoras.

Durante a cerimônia, foram entregues as medalhas de Mérito Ambiental à secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Resende, à coordenadora de Educação Ambiental, Andrea Cristiana Souza e Silva, à diretora das escolas municipais que participaram do programa, Valéria Aparecida Gervásio Pereira, Rosane de Lourdes Agostinho e Simone Araújo Rodrigues Portela.

O PROGEA busca estimular os alunos a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais que visem contribuir para a sustentabilidade e qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontra inserido; fomentar o processo de mobilização social, visando o estabelecimento de uma rede social local para a minimização ou solução dos problemas ambientais detectados no ambiente escolar; e promover a compreensão entre o ambiente rural e urbano e a sua inter-relação, focando a utilização responsável dos recursos naturais e artificiais.