Biblioteca Djalma Andrade reabre em novo endereço

Um verdadeiro batalhão de profissionais da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Congonhas foi mobilizado, nos últimos dias, para garantir que os alunos da cidade tenham acesso ao acervo de livros da cidade. Ao todo, foram transportados em torno de 28 mil volumes para o prédio da antiga Câmara Municipal (à rua Padre Antônio Corrêa, 163, Centro), onde funcionará, após o Carnaval, a Biblioteca Djalma Andrade.

A Biblioteca Djalma Andrade atende a população com empréstimos de livros, realização de atividades infanto-juvenis, contação de histórias, hora do conto, tarde de poesia, entre outras atividades. Também atende a terceira idade, numa parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS). A Biblioteca conta hoje com uma programação cultural e também com projetos da Secretaria Municipal de Educação, como a Semana do Livro e da Leitura e a Festa Literária de Congonhas.

O Governo Municipal tem prezado pela qualidade e acessibilidade à leitura em suas políticas públicas. Prova disto é de que todas as escolas possuem biblioteca com acervo apropriado para o nível de ensino ofertado pela escola, além das três bibliotecas comunitárias.

Ao aliar Cultura/Leitura/Educação, a Secretaria Municipal de Educação acredita que o acesso ao livro seja capaz de transpor horizontes.

Durante o Governo Zelinho a política pública de incentivo à leitura deu um salto: foram adquiridos 1.783 livros de literatura clássica e contemporânea para as escolas, 13.400 livros literários, 175 coleções e mais de 30 Baús Literários e livros em tecido para as crianças das creches.