Bibliotecas públicas e comunitárias promoveram atividades em comemoração ao Dia da Leitura

Os livros dão asas à imaginação e, para incentivar jovens e adultos a lerem mais, são promovidas diversas atividades em Congonhas. Uma delas é a 10ª Semana do Livro e da Leitura, que começou na segunda-feira, 8, e se encerrou nesta quarta-feira, 10. A programação promoveu a integração de leitores e frequentadores da Biblioteca Pública Municipal Djalma Andrade, das bibliotecas comunitárias Ler é Preciso (Dom Oscar) e Ana de Oliveira Pimenta (Vila Cardoso) e da Biblioteca Cônego Luiz Vieira da Silva (Lobo Leite). As novidades não param por aí: de 6 a 9 de novembro será realizada a Festa Literária de Congonhas (FLIC).

A Semana do Livro e da Leitura é realizada em homenagem ao Dia Nacional da Leitura, comemorado em 12 de outubro. Durante três dias, foram realizadas diversas atividades nas bibliotecas do Município, entre elas: contação de histórias, oficinas, apresentação de teatro e pintura facial. Convidados especiais também participaram, como o escultor Luciomar Sebastião de Jesus.

Encerrando as atividades nesta quarta-feira, 10, na Biblioteca Djalma Andrade, integrantes da oficina de teatro do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II divertiram os alunos da Escola Estadual Barão de Congonhas e usuários do Centro de Referência Psicossocial da Adolescência e da Infância (CERPAI). Já em Lobo Leite, a garotada se divertiu com contação de história, feita pela servidora Júnia Gracielle Ferreira, e com uma oficina de fantoche.

A proposta da atividade é disseminar a prática da leitura literária, segundo a diretora da Biblioteca Djalma Andrade, Cristiane Melo. “O objetivo é democratizar o acesso dos leitores, de todos os âmbitos, dar oportunidade para eles pegarem o livro e terem contato com a leitura. Também promove o contato com a biblioteca, que não é só um local para guardar livros, mas sim um espaço de transformação social”, completa.

FLIC

A Secretaria Municipal de Educação promoverá a 5º Edição da Festa Literária de Congonhas (FLIC), entre os dias 6 e 9 de novembro. Com o tema Poesia e Literatura na arte de ler e escrever, o evento pretende discutir questões relativas à literatura, além de trazer à tona debates construídos a partir do incentivo e acesso ao livro e à leitura, no Brasil e na cidade de Congonhas.