Combate e prevenção às drogas reuniu alunos de escolas municipais

A Maratona da Prevenção uniu alunos das escolas municipais Michael Pereira de Souza e Fortunata de Freitas Junqueira, na sexta-feira, 6, em prol do combate às drogas. A atividade, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Assessoria Especial de Políticas Antidrogas, teve o objetivo de fortalecer a cultura do esporte como fator de prevenção ao uso nocivo de drogas, desenvolvendo, ainda, habilidades de vida que ampliem o repertório comportamental dos jovens. Além disso, foi ministrada uma capacitação a profissionais da educação.

Com foco no ambiente escolar, esse conjunto de ações buscam o fortalecimento dos fatores de proteção e disseminação da cultura da prevenção em todos os níveis. Ela foi executada em duas etapas: com a Capacitação nas Diretrizes Internacionais de Prevenção ao Uso de Drogas (educadores) e Circuito Lúdico Esportivo (alunos).

A vencedora da gincana foi a E.M. Michael Pereira de Souza, mas foi enfatizado que todos os participantes foram verdadeiros vitoriosos por integrarem a luta de prevenção ao uso de drogas no Município. Cada aluno recebeu um troféu.

Também foi realizada uma capacitação em prevenção de recaídas para profissionais da educação e de setores que trabalham com identificação e tratamento aos usuários de drogas.

A Secretaria Municipal de Educação possui como tema transversal, em sua matiz curricular, o combate e prevenção às drogas, que é trabalhado no cotidiano escolar. O assunto também é abordado por meio do Programa de Sexualidade e Cidadania (PESC). Além disso, a Polícia Militar desenvolve o programa de prevenção às drogas (PROERD) nas instituições de ensino municipais.