Congonhas celebra aniversário em clima de Natal

O momento é de celebração e de renovação das esperanças em dias melhores na Cidade dos Profetas com a proximidade das festas de final de ano. Para deixar este momento cheio de energias positivas, o Governo Municipal preparou uma iluminação natalina especial e uma programação cultural diversa.

O Natal Luz 2018, que acontece de 9 de dezembro a 6 de janeiro, reúne apresentações musicais, espetáculos teatrais e a abertura da tradicional casinha do Papai Noel. O público também pode se encantar com os presépios feitos por moradores, além de visitar a Exposição de Presépios, no Museu de Congonhas.

As comemorações dos 80 anos de emancipação política de Congonhas também vão marcar este momento especial.

O Natal Luz 2018 é realizado pela Prefeitura de Congonhas, por meio das secretarias de Cultura e de Obras, da Fundação de Cultura, Lazer e Turismo (FUMCULT), com apoio da Secretaria de Educação e parceria da Ferrous, do SindComércio e da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Congonhas (ACISC).

Exposições de presépios

Aberta à visitação no Museu de Congonhas, a exposição “Presépios do Brasil” reúne as 22 das mais belas criações premiadas nos 46 anos do Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto. A mostra, que ficará até o dia 6 de janeiro de 2019 no Centro Cultural, tem o intuito de valorizar e difundir a criatividade do povo brasileiro, que ao incorporar elementos próprios de suas experiências de vida promovem inúmeras releituras do tema, tornando cada presépio único. Essa é uma parceria entre a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e o Museu de Congonhas.

​Além das exposições no Museu, quem visitar Congonhas neste fim de ano poderá conferir outros trabalhos artísticos idealizados por moradores que fazem questão de manter viva a tradição do Natal. Esse é o caso de Roberto Gomes que, desde 1987, abre as portas de sua casa para os visitantes conhecerem um grande presépio em movimento. O público pode visitar o trabalho à Rua Barão de Congonhas, 204, Matriz, das 8h às 12h, e das 14h às 20h.

Outro congonhense que mantém vivo esse costume que existe na sua família desde 1953 é Luiz Gonzaga Pinto, o Luizinho. Com ajuda de romeiros, viajantes e amigos, reuniu um acervo de 392 presépios do Brasil e 40 de outros 17 países. A novidade deste ano será uma sala dedicada somente a imagens do Menino Jesus com objetos talhados em materiais diversos. Esta mostra fica à rua Visconde de Congonhas, 203, Basílica, e será aberta ao público no dia 21 de dezembro, de segunda a sábado, das 19h às 21h, e aos domingos, de 9h ás 21h. Encerramento no dia 6 de janeiro.

Já o Sr. Paulo Caixeta construiu um presépio móvel, que representa toda a vida de Jesus Cristo. Este funciona das 8h às 10h e das 13h às 16h, à rua Alencar de Paula Reis, 265, no Recanto das Andorinhas. Para visitar o local, é necessário fazer o agendamento pelo telefone (31) 3731-3060.

80 anos de Emancipação Política de Congonhas

Neste final de ano também será celebrado os 80 anos de emancipação política de Congonhas, com uma programação especial. No dia 17, a partir das 19h, na Prefeitura, será realizada a entrega da Comenda Antônio Francisco Lisboa.

 

 

 

 

Programação Natal Luz

09/12 (domingo)

Praça JK

20h: Abertura da Casa do Papai Noel

21h: Banda Sinfônica da SEMED

 

10/12 (segunda-feira)

Praça JK

20h: Coral Canto Orfeônico Ary Barroso

 

11/12 (terça-feira)

Praça JK

20h: AMPEC apresenta Noite Gospel

 

12/12 (quarta-feira)

Praça JK

20h: Grupo POP apresenta “Natal no Sertão”

 

13/12 (quinta-feira)

Praça JK

20h: Projeto Garoto Cidadão e Fundação CSN apresentam “Orquestra Camerata”

 

14/12 (sexta-feira)

Praça JK

20h: Coral Nossa Senhora Aparecida da Vila Marques

21h: Sociedade Musical Nossa Senhora d’Ajuda

 

15/12 (sábado)

Praça JK

20h: Projeto Garoto Cidadão e Fundação CSN apresentam “Acordes de Minas com Orquestra” (Canta Cidades Históricas)

 

16/12 (domingo)

Praça JK

20h: Grupo de Oração Emanuel apresenta “Louvor de Natal”

 

17/12 (segunda-feira)

Praça JK

20h: Coral Cidade dos Profetas e Grupo de Teatro Dez Pras Oito apresentam “Auto de Natal”

 

18/12 (terça-feira)

Praça JK

20h: Fundação CSN e Projeto Garoto Cidadão apresentam “Orquestra de Tambores de Aço”, de Volta Redonda (RJ)

 

19/12 (quarta-feira)

Praça JK

20h: Orquestra Juvenil da SEMED

 

20/12 (quinta-feira)

Cine Teatro Leon

20h: INSEJEC apresenta “Mais que uma história de Natal”

 

Praça JK

20h30: Orquestra Jovem da SEMED

 

21/12 (sexta-feira)

Pouso Café Luizinho

19h: Abertura da II Mostra de Presépios e I Exposição de imagens de Menino Jesus, com apresentação do Coral Infanto Juvenil da SEMED

 

Praça JK

20h: Coral Canarinhos de Itabirito

 

22/12 (sábado)

Praça JK

20h: Coral da SEMED

 

23/12 (domingo)

Praça JK

20h: Corporação Musical Senhor Bom Jesus

 

06/01/2019

Praça JK

18h: Encerramento do Natal Luz com Encontro de Folias de Reis