Conselheiros da PREVCON são empossados

Tomaram posse nesta terça-feira, 31, os membros dos conselhos Previdenciário e Fiscal Previdência do Município de Congonhas (PREVCON), eleitos pelos servidores públicos municipais e indicados pelo Executivo para o quinquênio 2017/2021. Participaram da solenidade o prefeito Zelinho; o vice-prefeito, Arnaldo Osório; o presidente da Câmara Municipal, Advar Geraldo Barbosa; a diretora-presidente da PREVCON, Maria Gorete Freitas Paes Pinto; e o consultor previdenciário da autarquia, Fernando Calazans. Os hinos Nacional e de Congonhas foram interpretados pela soprano, Carmem Célia Gomes, acompanhada pelo músico, Euler Rocha Oliveira.

Segundo a diretora-presidente da PREVCON, Maria Gorete Freitas Paes Pinto, o instituto da previdência é responsável pelo pagamento de 384 benefícios (328 aposentadorias e 56 pensões), a um custo mensal de R$ 1.346.000. Mensalmente, recebe da Prefeitura, Câmara Municipal e FUMCULT, o repasse das contribuições dos servidores e patronal, além do valor homologado junto à Secretaria de Previdência Social. “As atribuições dos conselhos são fiscalizar e aprovar todas as normas e diretrizes para gestão do nosso instituto de previdência. A atuação dos conselhos é de extrema importância para estabelecer políticas de investimento e de outras políticas que envolvem a administração de um instituto. Os conselheiros devem ter consciência do nível da atuação na administração do instituto de previdência, não só pelo valor que é gerido atualmente, mas pela visão que temos que ter a longo prazo”, explica.

O consultor previdenciário da autarquia, Fernando Calazans, destaca que, por meio dos conselhos, se estabelece “um espaço democrático, que tem por finalidade definir as diretrizes gerais de administração de regime de previdência, gerir recursos que no momento oportuno serão devolvidos aos seus servidores em forma de benefícios, como aposentadoria, pensão por morte, licença para tratamento de saúde e auxílio maternidade. Esses são benefícios que garantem o sustento de servidores públicos no momento em que eles mais necessitam”, completa.

O prefeito Zelinho parabenizou os novos conselheiros e também a equipe da PREVCON, “pela maneira que conduzem os recursos dessa instituição tão importante para uma aposentadoria futura. Hoje, os valores depositados nos bancos são os maiores, chegando ao valor de R$ 180 milhões. Isso graças aos recursos que o Município repassa conforme a lei. A instituição de previdência é uma garantia aos aposentados”.

Conselho Municipal de Previdência

Titulares

Juliano Resende Cunha

Reginaldo Max Vieira

Sheila Vanda Oliveira Paiva

Shirley Gonçalves Moura Peixoto

Cíntia Regina Martins

Suplentes

Anilson Antônio de Freitas

Graceline Aparecida Alves

Cláudia Calixto

Maria Aparecida Coelho da Cunha

Conselho Fiscal

Titular

Marcos Vicente dos Santos

Marta de Paula Assis Vitarelli

Suplente

Luzinete Aparecida Barbosa Martins

Ana Maria Diniz