CRI celebra Dia do Idoso e lança oficina sobre direitos da melhor idade

A melhor idade de Congonhas teve momentos de muita integração e aprendizado, durante o projeto “Cidadania e Direitos da Pessoa Idosa”, realizado no Centro de Referência do Idoso nessas quarta, quinta e sexta (3, 4 e 5). O evento, além de comemorar o Dia do Idoso, celebrado em 1° de outubro, deu início a uma nova oficina, que busca conscientizar o idoso sobre os seus direitos. A programação contou, ainda, com palestras sobre saúde e empréstimo consignado, exibição de filmes, apresentações culturais e sorteio de brindes.

A assistente social do CRI, Roberta Bonifácio, explica que o Dia do Idoso é comemorado em 1° de outubro, data que marca a promulgação do Estatuto do Idoso. O evento também deu início à oficina de Cidadania e Direitos da Pessoa Idosa, que será ministrada todo mês no CRI. “Essa oficina foi criada para que os idosos possam conhecer mais sobre seus direitos. Ela tem o objetivo de desenvolver ações educativas, visando à promoção da cidadania e inclusão social da pessoa idosa. Garantir o direito ao acesso à informação de qualidade, esclarecer e conscientizar o idoso sobre os seus direitos”, destaca.

Participante ativo das atividades do CRI, Antônio da Silva, de 81 anos, destaca que aprendeu muito com o evento. “Aprendemos muito com essas palestras. Aprendi sobre os direitos do idoso. O idoso está sendo mais valorizado de uns tempos para cá. Há algum tempo, idoso ficava descartável. As pessoas estão dando mais atenção e estamos tendo mais direitos. Essa lei, que é de 2003, ainda é nova. O tratamento com os idosos é ótimo, aqui no CRI somos muito respeitados”, pontua.

CRI

O Centro de Referência do Idoso (CRI) Odete Castellani Cordeiro, inaugurado no final de 2014, oferece diversas opções de lazer e saúde aos usuários. O local tem atraído os idosos da cidade que usam o Centro para se socializarem e cuidarem do corpo e da mente.

Para se inscrever no Centro de Referência do Idoso basta comparecer ao Centro levando uma cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. O CRI funciona de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, para pessoas acima de 60 anos. O espaço está localizado à Rua Pedro Roberto da Silva, nº 20, no Primavera. Mais informações pelo telefone 3732-1123.