Gol de placa do Governo Municipal: internet gratuita em toda a cidade

A Prefeitura lança o programa “Hotspot Congonhas”, com objetivo principal de democratizar o uso da internet gratuita entre todos os moradores da cidade e turistas. Com a instalação já concluída de pontos de acesso por todo o Município, o usuário pode acessar redes sociais e WhatsApp. O sistema, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, vinculada à Secretaria Municipal de Administração, encontra-se em desenvolvimento e está sujeito a ajustes. Este é mais um compromisso firmado pela atual Administração Municipal com a população que se torna realidade.

Os pontos de conexão encontram-se no  entorno da Alameda das Palmeiras, Biblioteca Lobo Leite (Estação ferroviária), UBS’s do Alvorada, Joaquim Murtinho, Esmeril, Lobo Leite, Pires, Santa Quitéria, Vila Cardoso,  Vila Marque/Mathias, Pequeri, Jardim Profeta, ginásios poliesportivos do Alto Maranhão, Dom Oscar, Nova Cidade e Poliesportivo Central (Praia), Hub de Inovação (Rosário), Museu Congonhas (anfiteatro e interno), Museu da Imagem e Memória (Ladeira), Praça Dom Helvécio (Igreja São José Operário), Parque da Cachoeira, Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, Praça Dom Silvério (Matriz), Praça da Rodoviária, Praça do Dom Oscar, Praça JK,Romaria e UPA 24H.

Como funciona: o acesso à internet gratuita estará disponível através da rede WI-FI “HOTSPOT–CONGONHAS”. Para usar utilizar a internet, o usuário deve ligar a rede Wi-Fi no aparelho de celular ou tablet, escolher a rede “HOTSPOT-CONGONHAS”, aceitar o termo de uso do serviço gratuito e se identificar por meio de sua conta no Facebook ou se cadastrar. O usuário poderá ficar conectado por um período de 2 horas e, após esse tempo, a conexão vai ser desligada e ele deverá realizar a autenticação novamente.

A velocidade disponibilizada é de até 2 megabytes, podendo esta reduzir de acordo com a quantidade de conexões, a área de cobertura é de aproximadamente 100 metros no entorno da antena instalada.

Clique nas telas e confira o passo a passo:

Hotspot é a denominação de um determinado local onde uma rede sem fio (tecnologia Wi-Fi) está disponível para ser utilizada. Esses pontos geralmente são encontrados em locais públicos, com grande circulação de pessoas, onde é possível conectar-se à internet em computadores portáteis, smartphones e tablets.

Segundo o diretor de tecnologia da Prefeitura, Wanderson Leão, responsável pela elaboração do programa, “o acesso é livre a qualquer página da internet, exceto as que são reguladas pelo Marco Civil, como por exemplo, páginas de conteúdo pornográfico e prostituição. Isso é automaticamente bloqueado”.