Ibama promove audiências públicas sobre linha de transmissão de energia que deverá passar por Congonhas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou em 18 de novembro de 2015, o Leilão de Transmissão 005/2015, no qual foi licitada e homologado à Mantiqueira Transmissora de Energia S.A. a concessão da Linha de Transmissão LT 345 kV Itutinga – Barro Branco. A Mantiqueira será a concessionária responsável por implantar, operar e manter essa linha de transmissão de energia elétrica, por um período de 30 anos consecutivos. Em atenção ao processo de licenciamento ambiental desta linha, que deverá atravessar o município de Congonhas, o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) irá realizar duas audiências públicas.

Os mapas com os locais de transposição das linhas de transmissão estão disponíveis na Secretaria de Meio Ambiente para consulta.

O objetivo delas será apresentar ao público da região este projeto, o Estudo de Impacto Ambiental – EIA e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, bem como esclarecer as dúvidas e colher subsídios para as etapas posteriores deste processo de licenciamento ambiental em andamento junto ao IBAMA. Uma das audiências acontecerá em Resende Costa, no dia 6 de março, às 18h30, no Centro de Pastoral Paroquial Nossa Senhora da Penha. A de Ouro Preto está marcada para o dia 8 de março, às 18h30, no Centro de Artes e Convenções da UFOP.

Essa LT terá cerca de 211 km de extensão, devendo atravessar 12 municípios do Estado de Minas Gerais, Itutinga, Nazareno, Conceição da Barra de Minas, São João Del Rei, Ritápolis, Resende Costa, Entre Rios de Minas, Jeceaba, São Brás do Suaçuí, Congonhas, Ouro Preto e Mariana. A LT, em tensão 345 kV (345.000 Volts), é necessária para aumentar a capacidade de transmissão e reforçar a área da Mantiqueira, em Minas Gerais.

A inscrição para vaga no transporte gratuito de participantes da audiência pública deve ser feita até esta quarta-feira, 1 de março, pelo telefone 0800 729 2964, de 9h às 18h, ou pelo e-mail contato@cymimasa.com.