Projeto de escola municipal vai representar Congonhas em conferência estadual

O projeto “De onde vem nossa água?”, da Escola Municipal Dona Caetana Pereira Trindade, foi selecionado para representar Congonhas e região na etapa estadual da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que será realizada nesta quinta-feira, 17, em Belo Horizonte. Três projetos de escolas municipais do Município tinham sido pré-selecionados pela Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete.

O aluno Emanuel Henrique Fernandes Silva e a professora Elisângela Henriques Veloso vão representar a E.M. Dona Caetana Pereira Trindade na Conferência, que elaborou o projeto “De onde vem nossa água?”. Essa é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A iniciativa tem o objetivo de mobilizar os estudantes, promovendo a reflexão e o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental.

A CNIJMA é um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias para as etapas sucessivas. Na Conferência Estadual será realizada a eleição da delegação e de um projeto de ação escolhido do conjunto de propostas das escolas que representará Minas Gerais na Conferência Nacional.

Etapas anteriores

No dia 21 de março, 10 escolas municipais realizaram a etapa escolar da CNIJMA, com o tema “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”. Foram apresentados projetos sobre uso consciente dos recursos hídricos; coleta de óleo para produção de biodiesel (evitando a contaminação do solo e dos rios); preservação de nascentes; captação, tratamento e distribuição de água no município; entre outros.

A Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete selecionou três projetos para representar a região na etapa estadual da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Todos foram das escolas municipais de Congonhas. Confira:

– Água: Educação Moral – Escola Municipal João Narciso

– De onde vem nossa água? – Escola Municipal Dona Caetana Pereira Trindade

– Lagoinha: importante fonte de vida – Escola Municipal Dom João Muniz