Pronatec oferece cinco cursos gratuitos em Congonhas

As inscrições de pré-matrícula para cinco cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Congonhas estarão abertas nos próximos dias no Museu de Congonhas. Nesta quarta-feira, 4, a inscrições poderão ser feitas das 13h às 17h. Já na quinta, 5, e na sexta, 6, o horário será das 9h às 11h e das 13h às 17h. Os cursos são de Língua Brasileira de Sinais (Libras), inglês básico, recepcionista, editor de vídeo e iluminador cênico. As aulas serão ministradas de 30 de outubro a 23 de março de 2018.

Quem quiser se inscrever deve levar cópias dos comprovantes de escolaridade e residência, além de Carteira de Identidade e CPF. Os inscritos receberão por e-mail uma carta de encaminhamento informando o protocolo para inscrição, o período de início e término da oferta do curso, orientações para acesso à plataforma de Ensino a Distância (EAD), e outras informações.

Para mais informações, ligue: 3732-2657.

Cursos:

Língua Brasileira de Sinais (Libras) – 20 vagas

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo

Perfil profissional: Comunica-se com pessoas surdas. Aplica o alfabeto manual da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Auxilia na conversação em Libras nos setores de instituições públicas e privadas que trabalham com atendimento ao público.

Inglês Básico – 20 vagas

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Completo

Perfil profissional: Compreende e usa expressões familiares e cotidianas e enunciados simples. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais (o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem). Comunica-se na língua inglesa de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

Recepcionista – 20 vagas

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Incompleto

Perfil Profissional: Recepciona e atende diferentes públicos, por meio de diversos canais de comunicação (telefone, virtual e presencial). Promove a satisfação, a qualidade e a excelência no atendimento. Presta informações e estabelece fluxos de atendimento, com base nos processos, produtos e serviços da organização, de modo a atender com rapidez e eficiência às necessidades do cliente.

Editor de Vídeo – 20 vagas

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo

Perfil profissional: Estrutura narrativas de filmes e vídeos. Edita imagens e áudio. Cria efeitos especiais. Executa a pós-produção de obras audiovisuais. Opera equipamentos de videografismo e imagens ao vivo. Controla funções de software e utiliza produções básicas, MIDI, USB e LAN e Wi-Fi. Dialoga com novas tecnologias e mídias.

Iluminador Cênico – 20 vagas

Escolaridade mínima: Ensino Médio – Completo

Perfil Profissional: Instala equipamentos e executa a iluminação cênica para teatros, televisão e demais espaços cênicos e culturais em áreas internas e externas. Traduz em parâmetros técnicos as expectativas em relação à iluminação desejada. Realiza a leitura de projetos de roteiros de iluminação. Opera, monta e desmonta sistemas de iluminação analógicas ou digitais (mesas controladores, refletores, projetores, dimmers cabeamentos, led, movinglights, filtros, gobos e demais acessórios de iluminação). Determina as melhores fonte de luz para cada contexto.