Santanense fatura 1º Campeonato Regional Feminino organizado por Congonhas

O Santanense, de Santana dos Montes, ficou com o título do 1º Campeonato Regional de Futebol Feminino, promovido pela Prefeitura de Congonhas por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel) em parceira com as equipes participantes. Depois de derrota em casa o UFC, de Ouro Branco, por 3 a 2 em uma partida muito equilibrada, o Santanense veio a Congonhas, neste domingo, 2, e goleou as adversárias por 7 a 1, jogando um belo futebol no Estádio Municipal “Dedezão”, em Joaquim Murtinho.  Os gols das campeãs foram marcados por Anabela (2), Stephanny (2), Ana Luiza (2) e 1 gol contra. Kênia fez o do UFC.

A SEL premiou as equipes campeã e vice com troféus e medalhas. A melhor goleira da competição, Maria Eduarda Oliveira, do Santanense, e a artilheira Anabela da Silva, também do Santanense, com 9 gols, receberam troféus.

Campeãs do Santanense, de Santana dos Montes, comemoram ao lado do secretário de Esporte e Lazer de Congonhas, José Lúcio de Castro, do diretor Rodrigo Lorran e do treinador esportivo, Sander.

O responsável pela equipe do Santanense, Waguinho, é grato por ter podido inscrever sua equipe no Campeonato Regional. “Agradeço a Deus pelo título e a Sel por ter nos convidado a participar. Estamos tentando desenvolver o futebol feminino na região. Temos de contar com mais torneios assim. Toda vez que Congonhas realizar uma competição como esta, queremos estar juntos”, afirma.

Vice-campeãs pelo UFC, de Ouro Branco, posam ao lado do secretário de Esporte e Lazer de Congonhas, José Lúcio de Castro.

Wagner Júnior, técnico do UFC, de Ouro Branco, também comemora o apoio da Prefeitura de Congonhas à modalidade. “Estamos com este projeto, ao lado do Borracha, passando por dificuldades. Pedimos apoio dos municípios, porque o esporte direciona os jovens para o caminho correto da vida, como é o caso dessas meninas, que não vão se perder o álcool e outras drogas. Este é um incentivo para o esporte brasileiro, o futebol feminino é muito bonito e competitivo. Graças a Deus, Congonhas está ajudando a  toda a região com este projeto maravilhoso, que foi o campeonato. E que realize outros”, sugere.

Participaram ainda do Campeonato Regional Feminino os times do Bangu (Congonhas) e Baxada (Ouro Branco). Na 1ª fase, cada equipe jogou 2 vezes em casa e outras 2 fora. As semifinais foram disputadas no formato de ida e volta, sendo a vantagem de realizar o jogo da volta em casa da equipe melhor classificada na fase anterior. Nos confrontos da final, a partida de volta já estava previamente marcado para Congonhas, por ter realizado a competição.

“O objetivo da competição foi fortalecer o futebol feminino na região. As agremiações contribuíram para a elaboração do formato do campeonato. A realização de jogos nas cidades das equipes participantes valorizou ainda mais cada uma delas”, diz o diretor da Sel, Rodrigo Lorran, que, ao lado do treinador esportivo da Secretaria, Sander (Tuka), coordenou a competição.

Eduardo Reis Nereu, presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, diz que “realmente o objetivo foi alcançado, que era divulgar o futebol feminino na nossa região. Este é um trabalho muito importante. Parabenizo a Sel por ter organizado este Campeonato. Tem muita coisa a ser melhorada, este foi só o primeiro passo dado”.