Atendimento odontológico: confira as unidades que prestam o serviço emergencial

A partir de segunda-feira, 3 de agosto, o atendimento odontológico emergencial será realizado também nas unidades básicas de saúde (UBSs) do Alvorada e da Vila São Vicente. Os pacientes são encaminhados por meio do Teleorientação Odontológica Congonhas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O atendimento odontológico, que era realizado em todas as UBSs, teve que ser reduzido devido à pandemia do coronavírus. A população está sendo atendida, ainda, no Pires, Joaquim Murtinho, Jardim Profeta, Dom Oscar, Ideal/Jardim Andreza e no Campinho.

Com esse novo fluxo, a Secretaria Municipal de Saúde evita aglomerações nas unidades, reduzindo, assim, o risco de disseminação do vírus.

Confira os horários de atendimento:

• Alvorada: segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 7h às 16h, e terça, das 7h até às 20h.
  • Vila São Vicente: segunda, das 7h às 20h, e de terça a sexta-feira, das 7h às 16h.
  • Pires: segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sendo que, às quintas-feiras, o atendimento é até às 20h.
  • Joaquim Murtinho: segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sendo que, às segundas-feiras, o atendimento é até às 20h.
  • Jardim Profeta: segundas, terças e sextas, das 7h às 16h, e às quartas e quintas, das 7h às 20h.
  • Dom Oscar: segundas, quartas e sextas, das 7h às 16, e às terças e quintas, das 7h às 20h.
  • Ideal/Jardim Andreza: segundas e terças, das 7h às 20h, e às quartas, quintas e sextas, das 7h às 16h.
  • Campinho (casos de urgência e emergência odontológicas para crianças de 0 a 10 anos): segundas, quartas, quintas e sextas, das 7h às 16h, e às terças, das 7h às 20h.

Teleorientação Odontológica Congonhas

O “Teleorientação Odontológica Congonhas” funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Pelo serviço de assistência telefônica, o paciente relata suas queixas e conversa com um cirurgião dentista, que avalia o caso, orienta sobre medicação e, se necessário, o encaminha para consulta. O número de telefone para atendimento é (31) 98425-8335.

Ao ligar para o serviço, o paciente será atendido por um cirurgião dentista, que definirá quais condutas serão adotadas para o caso. Se o usuário precisar somente de orientação, ela será feita. Se o profissional prescrever algum medicamento para tratamento, o cidadão será orientado e poderá retirá-lo na UBS mais próxima de sua residência.

Se o paciente precisar de consulta ou procedimento clínicos, será feito um agendamento em uma das unidades que estão prestando atendimento odontológico.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 35% dos casos são solucionados por meio do serviço telefônico. Os outros 65% são encaminhados às unidades onde ocorrem os atendimentos.