Escola do Pires ganhará em breve novo prédio para a Educação Infantil e a do Campinho dependências em melhores condições

A comunidade do Pires receberá, em breve, um novo espaço para o funcionamento da Educação Infantil nas dependências da Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva. A obra, com prazo de conclusão previsto para março de 2021, está na fase de concretagem da laje.

Capaz de atender aproximadamente 120 crianças, o novo espaço contará, além das salas de aulas, com uma biblioteca, sala de vídeo, sala de reforço, uma brinquedoteca, banheiros acessíveis, banheiros infantis, uma sala de recurso e outras duas para atendimento às oficinas das atividades complementares de tempo Integral.

Este investimento feito pela Prefeitura de Congonhas contribuirá para a formação das crianças, oferecendo melhores condições de socialização e, sobretudo, crescimento cognitivo.

Além da construir o novo espaço, a Prefeitura está reformando toda a área da cozinha da escola.

A atual Administração Municipal também concluiu as obras, iniciadas pelo Governo anterior, do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Rosa Cordeiro de Freitas, no Consolação, inaugurado em 2014, com atendimento a 68 crianças, e construiu duas outras unidades, com capacidade de atendimento a 200 crianças cada, inauguradas em 2019: o CEMEI Maria Iris Coelho de Souza Ferreira, do Jardim Profeta, e o Maria Anunciação dos Anjos, no Alvorada.

Campinho

Já na Escola Municipal Maria de Oliveira Castanheira, no Campinho, foi feito reforço estrutural do muro de contenção, através de tubulões e vigas, reforço com vigas metálicas da laje da rampa e substituição do telhado cerâmico por telhado metálico. O muro dos fundos da escola também recebeu nova viga para reforçar a sustentação dele.

Esta reforma vai possibilitar que todos os serviços ofertados  sejam retomados, oferecendo espaços maiores e disponibilizando desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas. Vale ressaltar que a área externa foi revitalizada, sendo possível a realização atividades externas diversas.

Outras escolas municipais também já foram contempladas com reparo e manutenção, como a Escola Municipal Santa Quitéria, do bairr ode mesmo nome, e a Fortunata de Freitas Junqueira, na Basílica. Este serviço, realizado em parceria pelas secretarias de Educação e de Obras da Prefeitura de Congonhas, terá sequência nas unidades da rede municipal de ensino.

A atual Administração Municipal também construiu o prédio próprio da Escola Municipal Jair Elias, que oferece a toda aquela região Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1° ao 6° ano, além de atividades complementares de tempo integral da Educação Infantil ao 5º ano.