Saiba como as unidades básicas de saúde atuam na prevenção e controle do coronavírus

Em Congonhas, as unidades básicas de saúde (UBS) têm papel importante no controle e na prevenção do coronavírus. Além de estarem preparadas para atender pacientes da Covid-19, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem aplicam testes rápidos e monitoram pacientes suspeitos ou confirmados da doença. Esse acompanhamento é feito diariamente por meio de ligações telefônicas e, quando necessário, são realizadas visitas domiciliares para avaliação do quadro clínico.

Antes de procurarem os serviços de saúde, aqueles que estiverem com sintomas relacionados ao coronavírus devem ligar para a UBS de sua referência. Se necessário, uma equipe multiprofissional devidamente paramentada fará o atendimento médico em domicílio.

O funcionamento das unidades é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O atendimento é realizado até às 20h uma vez por semana, durante o Horário do Trabalhador. Confira a lista telefônica e dias de horário do trabalhador de cada UBS no quadro abaixo.

UNIDADE

PSF RESIDENCIAL QUARTA-FEIRA 3731-2036
PSF SANTA MÔNICA QUARTA-FEIRA 3731-6577
PSF VILA S. VICENTE QUARTA-FEIRA 3731-2860

A Secretaria Municipal de Saúde também mantém o Call Center, atendimento telefônico para esclarecimentos de dúvidas e informação à Epidemiologia sobre novos casos suspeitos. A relação dos casos é enviada diariamente pela Vigilância Epidemiológica para as Equipes de Saúde da Família as quais farão o acompanhamento telefônico e/ou presencial dos pacientes.

Já o usuário que chegar à unidade com Síndrome Respiratória Aguda (SGA) ou algum quadro respiratório que tenha necessidade de monitorização e observação receberá o primeiro atendimento até que seja transferido. Ao todo, as UBSs contam com 58 leitos.

Aplicação de testes

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a aplicação de testes rápidos. Por semana, são realizados 400 testes em todas as unidades do município, sendo 16 para a população geral e 4 para prestadores de serviços formais ou informais. Até esta sexta-feira, 31, haviam sido aplicados 2.400 testes.

As residências são selecionadas de forma aleatória. Dentro de cada domicílio, apenas uma pessoa, escolhida pelos familiares, faz o teste rápido por punção digital (dedo). Se o resultado for positivo, todos os familiares são testados por punção venosa (veia), exame agendado pelo enfermeiro e enviado ao Laboratório Central para análise sorológica.

Usuário da UBS do Alto Maranhão, Wilson Seabra considera importante a aplicação de testes rápidos na população de forma aleatória: “Ajuda muito, mesmo testando os assintomáticos, para ter uma amostragem do volume de gente que pode estar infectada ou não. É muito necessário”. Ele também elogia o trabalho que vem sendo realizado pela equipe. “É feita a conscientização, recebemos informação da Agente de Saúde. E aqui no posto não fica cheio, conseguimos ser atendidos sem aglomerar. Está muito bem organizado, muito bacana”, destaca.

Outros serviços

Mesmo com a suspensão e redução de alguns serviços, como as atividades em grupo e o atendimento odontológico, que está sendo feito apenas em algumas unidades, algumas ações continuam sendo realizadas. Entre elas está o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão; rastreamento dos moradores que estão com receitas vencidas e exames para serem realizados; distribuição de medicamento; vacinação; e pré-natal.