DESTAQUE EM CONGONHAS

Manifesto em defesa da nova mineração dirigido ao Presidente da República marcou primeiro dia do 3º Encontro nacional de Municípios Mineradores

26 de agosto de 2019

Acontecem nestas segunda e terça (26 e 27.08), em Belo Horizonte, o 3° Encontro Nacional de Municípios Mineradores, que tem por objetivo de discutir o presente e o futuro dos municípios mineradores, nos aspectos econômico, social, ambiental e de segurança de barragens, inclusive após o fim da atividade mineral. Promovido pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), o evento reúne especialistas do setor, representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), do Ministério Público de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, entre outros, e representantes das cidades mineradoras de Minas e outros estados, como o Pará. O destaque do primeiro dia ficou para o Manifesto em defesa da nova mineração, dirigido pela AMIG ao Presidente da República.

Uma das cidades mais ativas em todo este processo e das que mais produzem minério de ferro no Brasil, Congonhas é representada pelo prefeito Zelinho e secretários municipais.

 

A seguir, o resumo do primeiro dia do 3° Encontro Nacional de Municípios Mineradores:

Foto AMIG

“Muitos têm dito que Brumadinho estabelece um marco de mudança na fiscalização. Quando ouço isso, entendo que antes os critérios eram inadequados. Não basta que as auditorias sejam externas às mineradoras, elas têm que ter como verdadeiro interesse auditar essas barragens. Temos que escolher bem essas empresas para que os trabalhos sejam os mais sérios possíveis. O Estado deve participar e estimular a participação popular. As pessoas têm o direito de resolver o que vai ser feito com o território delas. Diante de qualquer dúvida, deve ser privilegiada a proteção. As auditorias anteriores estavam pecando na condução desses trabalhos” Lucas Marques Trindade, Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais na palestra sistema de segurança nacional de segurança de barragem.

 

Foto AMIG

Durante a palestra ANM: avanços e desafios institucionais e operacionais na regulação e fiscalização das atividades de mineração, do III Encontro Nacional de Municípios Mineradores, que acontece nesta segunda-feira, 26, no Tribunal de Contas do Estado (TCE MG), a Associação dos Municípios Mineradores (AMIG) fez um manifesto em defesa da nova mineração brasileira – em cumprimento da legislação, dirigido ao presidente da república e à sociedade, no qual expõe a “caótica e penosa situação da Agência Nacional dos Municípios Mineradores (ANM)”.

 

Foto AMIG

O consultor de relações institucionais da Amig, Waldir Salvador, ministrou a primeira palestra do dia “Desafios e Oportunidades para a Nova Mineração Brasileira e o papel dos municípios neste processo”. Durante a apresentação, o consultor falou sobre a força que a atividade minerária tem na economia brasileira e a convicção que a Amig tem sobre a implementação de um novo modelo de mineração ser a grande oportunidade do país. “Somos detentores de um dos maiores potenciais minerário do planeta”, afirmou Salvador.

Germano Luiz Gomes Vieira, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, durante a abertura do III Encontro Nacional de Municípios Mineradores, enfatizou a importância do planejamento estratégico para a integração do setor mineral com as demandas socioambientais.

Com informações da AMIG.