DESTAQUE EM CONGONHAS
Campanha do uso consciente de bebê conforto, cadeirinhas, assento de elevação e cinto de segurança
1 de julho de 2021Quando o assunto é andar de carro com as crianças, o acessório é indispensável. Neste sentido, a Diretoria de Trânsito de Congonhas, em parceria com o programa Laço Amarelo, lança a Campanha do Uso Consciente de bebê conforto, cadeirinhas, assento de elevação e cinto de segurança.
Segundo o Diretor de Trânsito, Ronaldo Jesulino, o uso de bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação e cinto de segurança para crianças são itens obrigatórios da Lei n°14.071, Resolução 277/352 do Código de Trânsito Brasileiro e Resolução 277/2008 do Conselho Nacional de Trânsito. O não uso dos equipamentos de segurança é infração gravíssima, e os condutores estão sujeitos a multa de R$293,47 e a perda de sete pontos na carteira de habilitação. Além disso, motociclistas não podem transportar crianças menores de 10 anos de idade, estando sujeito não só à multa como perda do direito de dirigir de forma remunerada.
O uso correto dos equipamentos de segurança reduz em 71% o risco de morte de crianças em um acidente de trânsito. Para Jesulino, “é preciso utilizar o dispositivo adequado a idade, peso e altura da criança e instalá-lo corretamente, seguindo as orientações do fabricante do produto. Fique atento as normas e preserve a vida e a integridade física de nossas crianças. O trânsito seguro é dever de todos”, informa.

