DESTAQUE EM CONGONHAS

Secretaria de Saúde atualiza situação epidemiológica da Covid-19 em Congonhas

6 de agosto de 2021
A Secretária Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, informa uma diminuição nos números relacionados a contaminações, internações e pacientes em tratamento decorrentes da pandemia de Covid-19 em Congonhas. Isto se dá devido ao avanço da vacinação. Até o momento 47,29% da população recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus.
O mês de julho registrou uma redução de 64% de novos casos em comparação com janeiro, mês com maior número de registros da doença. O número de mortes decorrentes da Covid-19 também registrou queda de 45% em julho comparado ao mês de maio quando ocorreu o maior número de mortes relacionadas à pandemia em Congonhas.
A desaceleração das infecções também possibilitaram a diminuição das taxas de ocupação leitos de clínicos e de CTI. Atualmente, o Hospital Bom Jesus tem 50% de leitos de enfermaria e 50% de leitos de tratamento intensivo, ambos para tratamento da Covid-19, ocupados.
Nesta semana houve um aumento de 24% de novos casos em comparação com a semana passada, o que mostra que o quadro ainda é preocupante e a população precisa continuar adotando todos os cuidados necessários para não se infectar. A taxa de mortalidade está em 1,2 e a taxa de transmissão está em 1,3 (quando 100 pessoas infectadas podem transmitir para outras 130).
Estes dados justificaram a manutenção da Onda Amarela na microrregião onde Congonhas está inserida, mesmo com o avanço da macrorregião para a Onda Verde do Programa Minas Consciente.
A Secretaria de Saúde recomenda a manutenção diária de todas as medidas sanitárias de prevenção, tendo em vista a chegada de novas variantes do vírus e pelo fato de que mais da metade da população do município ainda não foi imunizada. E mesmo as pessoas que já receberam as duas doses, devem seguir os mesmos cuidados para não favorecerem a transmissão da Covid-19 para outras pessoas.
Por Daniel Palazzi – Dicom – Prefeitura de Congonhas