DESTAQUE EM CONGONHAS

Nota de Esclarecimento da Defesa Civil de Congonhas sobre o simulado de evacuação de emergência da barragem da CSN realizada no Antigo Plataforma

5 de novembro de 2021

O Simulado de Emergência de Barragens realizado pela Defesa Civil de Congonhas e a empresa CSN Mineração, no dia 04 de novembro de 2021, às 9h10, com moradores do bairro Antigo Plataforma e funcionários da Área de Carregamento da mineradora contou com a presença do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Militar e Guarda Civil.

Durante o exercício realizado não foram constatados problemas no funcionamento da sirene de emergência instalada no bairro Antigo Plataforma, bem como pôde-se avaliar a eficácia da sinalização indicando as Rotas de Fuga e Ponto de Encontro.

Foi possível identificar por meio de entrevista com a população participante do simulado, que a sirene é audível e a sinalização e acesso aos Pontos de Encontro são satisfatórios.

A Defesa Civil ressalta que o simulado busca treinar os envolvidos sobre como proceder em situações de emergência, além de ser uma importante forma de identificar necessidade de eventuais ajustes e pontos de aperfeiçoamento deste processo.

Com base no planejamento para esta ação de 04/11, considera-se que os objetivos propostos foram atingidos e o exercício considerado satisfatório.

Defesa Civil – Prefeitura Municipal de Congonhas – 05/11/2021