DESTAQUE EM CONGONHAS

Escolas da rede municipal continuam com ações para combate à dengue, zika e chikungunya

17 de novembro de 2022

O trabalho em conjunto das Secretarias de Educação e Saúde no combate a proliferação do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya continua na rede municipal de ensino. A escola municipal João Olyntho Ferraz promove com todas as turmas, ações diversas como pesquisas, documentários, cartazes, murais, paródias e confecções artísticas.

De acordo com a vice-diretora, Luciana Rodrigues Sena, “a ação de combate se fez necessária devido ao aumento considerável da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o qual além da dengue é responsável por transmitir zika e chikungunya. Foi realizada uma ampla conscientização com foco voltado para o combate à proliferação do mosquito”.

DENGUE

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que ocorre em áreas tropicais e subtropicais. Pessoas infectadas com o vírus pela segunda vez têm um risco significativamente maior de desenvolver doença grave.
Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal. O tratamento inclui ingestão de líquidos e analgésicos. Os casos graves exigem cuidados hospitalares.

Por Letícia Tomaino – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Fotos: Arquivo PMC