DESTAQUE EM CONGONHAS

Semana da Pátria começa nessa sexta-feira (1)

31 de agosto de 2023

Os momentos cívicos em comemoração a Independência do Brasil começam nessa sexta-feira, 1 de setembro, às 8h, no Paço da Prefeitura com a participação de escolas de Congonhas. Toda a comunidade está convidada.

A Semana da Pátria de 2023 tem como tema: “O Caminho da Independência” e acontecerá até o dia 6 de setembro, todos os dias no Paço da Prefeitura, às 8h. O desfile cívico que acontece na Avenida JK, no dia 7 de setembro, será a partir das 8h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as escolas trarão relatos dos principais fatos históricos que antecederam a Independência do Brasil, passando pelo grande dia em que Dom Pedro proclamou o grito da Independência às margens do Rio Ipiranga, assim como os posteriores grandes marcos que também marcam uma independência, dentre eles: a primeira Constituição Brasileira, a imigração no Brasil, a abolição da escravatura, a Proclamação da República, até o início de uma era em que se tornou possível eleger o primeiro Presidente da República.

Por Letícia Tomaino / Arte: Gustavo Porfírio