Setembro Amarelo realiza ação no Jubileu
13 de setembro de 2025A oferta de serviços de saúde mental é uma responsabilidade de diversos setores da sociedade e do poder público. Este tem o dever de desenvolver políticas e programas desta área. A Unidade Regional de Saúde Mental (URSM), de Congonhas, e a eMulti (equipes compostas por profissionais de saúde, de diferentes áreas do conhecimento e categorias profissionais), ambas vinculadas à Secretaria de Saúde da Prefeitura, realizaram ação de prevenção da Campanha Setembro Amarelo, no Santuário, durante o Jubileu nesta sexta-feira (12/09). Além da oferta de orientações, foram distribuídos panfletos entre congonhenses e romeiros. A ação buscou conscientizar a comunidade e visitantes sobre os sinais de alerta, como ajudar e onde buscar ajuda. Este é um passo fundamental para a prevenção ao suicídio.
Laila Ferreira, psicóloga do eMulti, explica que “cuidar da saúde mental é um desafio cada vez mais presente na vida da nossa população. É por isso que nós, da eMulti, viemos ao Jubileu para promover esta ação conjunta de setores da Secretaria de Saúde e prevenir agravos de saúde mental. Durante o ano, estamos na UBS do seu bairro para prevenir situações de risco e atender a população da melhor maneira possível”.
Jamile Alves Pereira, Terapeuta Ocupacional e gerente do CAPS II, afirma que, “mais que um problema de saúde pública, o suicídio é uma questão social, pois pode estar relacionado com vivência de desigualdades sociais como o desemprego, a precarização do trabalho, o racismo, o sexismo, a lgbtfobia e a pobreza. Então além de ações como esta realizada no Jubileu, precisamos pensar em trabalho contínuo, que aconteça ao longo de todo ano e que possa envolver cada vez mais serviços, mais pessoas da comunidade, poder público nas mais diversas instâncias, para que possamos construir ações e políticas públicas que contribuam cada vez mais para o bem estar físico, emocional e social das pessoas”.
O trabalho realizado da Unidade Regional de Saúde Mental (URSM) tem sido desenvolvido com este propósito, conforme a sua gerente. ” No CAPS II, onde no momento sou gerente, por exemplo, além da ação feita hoje em parceria com a eMulti, estamos fazendo assembleias, rodas de conversa, eventos lúdicos. Destaque para o projeto ‘Valorizando a Vida: Cultura, Arte e Escuta no CAPS II’, construído conjuntamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Assistência Social e Cidadania, por meio da Gerência de políticas de igualdade racial, e equipe do CAPS II. No entendimento de que o combate ao racismo também é forma de prevenir o suicídio, instigados por falas de uma usuária do CAPS II, foram pensadas de forma conjunta, intersetorial e interdisciplinar com a gerente Alice Vieira e a coordenadora de eventos Ângela Bento, ações antirracistas que passam pelo fortalecimento de vínculos sociais e o uso da arte e da cultura como forma de produção de cuidado. Acho que estamos dando passos importantes nesse cuidado que precisa ser compartilhado. Precisa ser responsabilidade de todos”, considera Jamile.
Busque ajuda
O CAPS II, CAPS AD, CECO, CAPS IJ e NIAS, que compõem a Unidade Regional de Saúde Mental (URSM), de Congonhas, também estão disponíveis.
CAPS II: 3732-0509
CAPS AD: 3732-0500
CAPS IJ: 3732-0510
NIAS: 3732-0508
CECO Dona Ivone Lara: 3732-0571
UPA 24h, SAMU 192 e Hospital Bom Jesus.
Centro de Valorização da Vida(CVV): 188 (ligação gratuita e sigilosa)
Saiba mais sobre o Jubileu:
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas

