DESTAQUE EM CONGONHAS

Prefeitura promove Seminário Congonhas Antirracista na próxima sexta-feira, 20 de março

17 de março de 2026

A Prefeitura de Congonhas realiza, na próxima sexta-feira, 20 de março, o Seminário Congonhas Antirracista: Diversidade, Cultura, Fé e Combate à Discriminação Racial. O evento acontece no Teatro Dom Silvério,  das 15h às 20h20 e integra a agenda municipal de ações voltadas à promoção da igualdade racial e ao enfrentamento de todas as formas de discriminação.

Coordenado pela Gerência de Políticas de Igualdade Racial, o seminário é uma promoção da prefeitura de Congonhas, por meio de parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento, Assistência Social e Cidadania, de Cultura e de Turismo e o CEAMEC.

A iniciativa dialoga com o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, além de reforçar a importância da Lei Municipal nº 4.177/2023, que institui o Dia Municipal da Luta Contra a Discriminação Racial e da Lei Federal nº 14.519/2023, que Institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, datas que orientam políticas e ações de combate ao racismo e valorização das tradições culturais.

Com uma abordagem plural e inclusiva, o seminário propõe reflexões sobre diversidade cultural, religiosa e social, reunindo representantes de diferentes tradições espirituais, manifestações culturais afro-brasileiras e expressões cristãs, como coral pastoral afro e apresentações gospel. A proposta é estimular o diálogo, a convivência respeitosa e o reconhecimento da diversidade como valor fundamental da sociedade.

Além de debates e momentos de formação, o evento também busca fortalecer a valorização do patrimônio cultural imaterial e das tradições afro-brasileiras, promovendo uma cultura de paz e respeito às diferenças.

Entre os objetivos do seminário estão o fortalecimento das políticas públicas antirracistas no município, a promoção do diálogo inter-religioso e intercultural, a sensibilização de servidores públicos, lideranças comunitárias e da sociedade civil para a prevenção de práticas discriminatórias e a consolidação de Congonhas como referência regional em diversidade cultural e respeito aos direitos humanos.

“O Seminário Congonhas antirracista é um momento fundamental para o nosso município, pois destaca a responsabilidade com a promoção da igualdade racial e o enfrentamento ao racismo. É um espaço de diálogo, de reflexão e construção coletiva que contribui para ampliar a consciência da população e fortalecer políticas públicas mais justas e inclusivas. Falar sobre a diversidade cultural e respeito é essencial para construirmos uma cidade que reconhece a sua história, que valoriza o seu povo e garante direitos para todos”, comenta Alice Vieira, gerente de Políticas Públicas de Igualdade Racial. 

O evento é voltado para servidores municipais, lideranças religiosas e comunitárias, educadores, estudantes, conselhos municipais, coletivos culturais, comunidades tradicionais e sociedade civil, além de profissionais da rede de proteção social.

Confira a programação:

15h – Credenciamento e acolhimento

15h30 – Abertura institucional com autoridades

16h0 – Apresentação Musical Gospel com Kaio Jackson

16h20 – Painel 1 – Racismo Estrutural e Políticas Públicas

17h05 – Intervalo técnico / articulação cultural

17h20 – Painel 2 – Diversidade Religiosa e Combate ao Racismo Religioso

18h – Painel 3 – Cultura, Juventude e Identidade

18h50 – Apresentação cultural – Coral Pastoral Afro

19h20 – Apresentação teatral

20h10: Síntese e encaminhamentos institucionais