Poesia, matemática e meio ambiente foram destaques do Prêmio Mérito Pedagógico
29 de novembro de 2018
Educar não é apenas compartilhar o conhecimento. Educar é uma arte que transforma o mundo onde vivemos. Pensando nisso, os professores da rede municipal de ensino desenvolvem, a cada dia, projetos que conciliam o conteúdo curricular a novas metodologias, sempre de forma lúdica e interativa. Para valorizar esses profissionais, foi realizado, na noite desta quinta-feira, 29, na Escola Municipal Engenheiro Oscar Weinschenck, o 13° Prêmio Mérito Pedagógico Paulo Freire. A premiação não só celebra o trabalho dos educadores, mas também incentiva a criação de novas ações pedagógicas. Os autores dos projetos de destaque foram premiados com R$ 4 mil. Todos os professores inscritos foram homenageados.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Zelinho, do presidente da Câmara Municipal, Adivar Geraldo Barbosa, da secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Resende, da diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Rosilene Pereira de Sousa Junqueira, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Cristina Dias de Melo, além de alunos, professores, familiares e amigos dos homenageados. O Grupo de Câmara da Secretaria Municipal de Educação se apresentou durante a cerimônia.

Os 34 projetos enviados à Secretaria Municipal de Educação foram divididos nas categorias Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Anos Finais do Ensino Fundamental. Os professores desenvolveram atividades com base no lema deste ano: “Família e escola: construindo educação”. Os trabalhos foram analisados por uma banca formada por profissionais da Educação e deles foram selecionados os vencedores.
Na ocasião, o prefeito Zelinho apontou os avanços feitos na Educação, entre eles a entrega do novo prédio da Escola Municipal Jair Elias e a construção das creches do Alvorada e Jardim Profeta, que devem ser entregues às respectivas comunidades em janeiro de 2019. “Esse prêmio pertence a todas as escolas, a todos aqueles que fazem, de Congonhas, uma referência em educação. Educação se planta para colher depois de alguns anos. Congonhas oferece um ensino de qualidade. Estamos sempre incentivando o Arte na Escola, por exemplo. O que falta, às vezes, oportunidade para as crianças, e estamos oferecendo. Vamos inaugurar o Hub Digital, no Rosário, dando oportunidade aos jovens de se envolverem com a tecnologia. O talento pode estar em toda parte. Já estamos implantando o empreendedorismo nas escolas também. Fico muito feliz! Todas as pessoas que travalham com a educação tem que ter brilho nos olhos, gostar do que está fazendo. Às vezes, o salário não é tão importante. Mas, ainda assim, valorizamos o salário dos professores, em 2014. O mais importante é o carinho que vocês dão aos alunos, o prazer com que vocês vão à escola. Assim, vamos fazer a cada dia um ensino melhor em Congonhas”, destacou.
A secretária de Educação, Maria Aparecida Resende, ressaltou o trabalho em equipe e o envolvimento das famílias com as escolas. “Deixo o meu reconhecimento por esse envolvimento com a educação. Não se faz edução sozinho. Os aspectos dela administrativos, burocráticos e pedagógicos acontecem na Secretaria, mas se estende para cada escola. Sou muito grata a todos vocês. Por isso que, nós educadores, precisamos multiplicar informações que são positivas. Os pais estão vindo para a escola. Esse lema ‘Escola e família: construindo educação’ está finalizando muito bem porque nunca vi tantos pais participando. Vamos continuar com esse propósito. Pode parecer uma coisa pequena, mas estamos precisando que as coisas positivas saem do âmbito da escola e vão para a comunidade escolar e para a sociedade”, completou.
Na categoria Educação Infantil, o 1º lugar ficou com a professora Larissa Maria da Silva Afonso, do Centro de Educação Infantil Pingo de Gente, com o projeto “Meu quintal é maior que o mundo: poesia e direitos de aprendizagem”. O propósito do trabalho, realizado com a turma de Maternal, era fazer releituras do poeta Manoel de Barros e que envolvessem os direitos de aprendizagem postos na nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC). “Ele é um poeta que valoriza muito a pureza das coisas, tem o olhar infantil sobre as coisas. Criamos uma poesia, onde atuei como escriba, e fizemos pinturas sobre as poesias. Outra proposta foi valorizar a expressão livre das crianças. Ainda não caiu a ficha que ganhei o Prêmio. Estou muito feliz! E não estou sozinha… estou com as crianças, com os profissionais do Pingo de Gente. Não estou recebendo esse prêmio sozinha”, disse.
Na categoria Anos Iniciais, quem recebeu o prêmio foi o professor Khalmel Gabriel Lima de Oliveira, da E. M. Rosália Andrade da Glória, com o projeto “Brincando com a matemática: uma proposta interdisciplinar”. “Esse projeto foi pautado por um trabalho interdisciplinar entre a Educação Física e a Matemática, com o intuito de proporcionar a aprendizagem dos conteúdos da matemática de uma forma lúdica, dinâmica, reflexiva pra que os alunos pudessem observar o conteúdo a partir de outra perspectiva, fora do ambiente tradicional. Foi muito positivo. Tivemos uma grande melhora nos índices de aprendizagem. Estou muito feliz com essa conquista”, destacou.
Já na categoria Anos Finais, o 1º lugar ficou com a professora Márcia de Assis Menezes, da E.M. José Monteiro de Castro, com o projeto “Cuidando das águas, reciclando o óleo”. “Esse projeto foi proposto durante a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com o tema ‘Cuidando das águas’. A escola teria que desenvolver um projeto com esse tema, e escolhi trabalhar com a reciclagem do óleo para fazer biodiesel. Começou na E.M. José Monteiro de Castro, mas toda a rede municipal abraçou o projeto. As crianças recolhem óleo e vendemos para uma empresa que produz biodiesel. Começou como uma forma de arrecadar dinheiro para o Grêmio Estudantil desenvolver suas atividades. Estou me sentindo muito feliz, e acho que é bom para divulgar o projeto e, assim, outras pessoas podem fazer também”, explicou.
Mérito Pedagógico
O Prêmio Mérito Pedagógico busca reconhecer e valorizar o trabalho dos professores da rede municipal de ensino que, ao longo do ano letivo, desenvolveram algum projeto educacional, com resultados relevantes para a aprendizagem dos alunos. Ele é regulamentado por meio de Decreto Municipal e Resolução publicada no Diário Eletrônico da Prefeitura de Congonhas. A indicação dos representantes das escolas ocorre na própria instituição e, posteriormente, é credenciado no sistema de avaliação da Secretaria Municipal de Educação.
