DESTAQUE EM CONGONHAS

12 de abril – Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 12 de abril de 2021

 

Você já sofreu por causa da Psicofobia? Muitas pessoas não conhecem este termo que tantos sofrem diariamente. A Psicofobia é o preconceito contra as pessoas que têm transtornos e deficiências mentais. E infelizmente, isso ainda é muito comum.
Até algum tempo atrás, as doenças mentais eram tratadas em instituições psiquiátricas conhecidas como manicômios. Quem ia para estes locais eram chamados de loucos, doidos da cabeça.
Mas, felizmente a ciência evoluiu e novos tratamentos surgiram e cada vez mais eficazes. Isso tem feito com que os pacientes tenham melhor prognóstico e qualidade de vida.
Dessa forma, é preciso procurar o tratamento o quanto antes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de esquizofrenia não tratada no mundo é de 32%; no Brasil a taxa é de 58%. É importante que se busque o psiquiatra, pois é ele quem cuida das doenças dos humores, dos afetos, das emoções.
As medicações psicotrópicas como os antidepressivos, antipsicóticos e estabilizadores de humor são medicações seguras que existem para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Algumas podem melhorar funções cognitivas e até evitar o declínio cognitivo que as próprias patologias psiquiátricas podem causar na sua evolução.
Assim, foi criado o Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, dia 12 de abril.
Com as informações claras, diagnóstico preciso e tratamento adequado, pode-se mudar a realidade da saúde mental no Brasil, diminuirmos o preconceito às doenças psiquiátricas, aos doentes, às suas famílias, às instituições que os tratam, aos medicamentos psicotrópicos e aos profissionais de saúde mental.