17 de novembro – Dia da Prematuridade

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 17 de novembro de 2023

Novembro Roxo – Sensibilização da prematuridade

O cuidado à saúde da criança, por meio do acompanhamento do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, é tarefa essencial para a promoção à saúde, prevenção de agravos e a identificação de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Para bebês prematuros os cuidados devem ser redobrados.

O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado em 17 de novembro e tornou-se um movimento forte para sensibilizar a população a abordar questões de melhoria nas condições de atendimento à saúde dos prematuros.

Segundo Sabrina Coelho Lima, enfermeira responsável pela elaboração do protocolo de prematuridade na Clínica da criança, “temos um protocolo de acompanhamento de prematuridade, onde todos os bebês nascidos com idade gestacional menor que 37 semanas, tem o direito de serem acompanhados pela equipe interdisciplinar. Atualmente nossa equipe é composta por: Assistente Social, Enfermeira, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogas, Nutricionistas, Odontologia pediátrica, Pediatra, Psicólogas, Técnico de Enfermagem e vacinação exclusivamente deste público e recém-nascidos. Este ano admitimos aproximadamente 40 bebês prematuros após a alta hospitalar e contamos com mais de 200 prematuros sendo acompanhados pela equipe”, explica.

Ainda de acordo com a enfermeira Sabrina, “nossos atendimentos incluem uma abordagem ampla, encaminhamentos com prioridade sempre que possível e acompanhamento a cada etapa do desenvolvimento dos prematuros e em caso de necessidades, abordagem interdisciplinar visando estimulação precoce e prevenção de riscos para a saúde integral dos nossos pacientes”, relata.

Pauline Cristina Barbosa, mamãe da Maria Vitória, que nasceu com 26 semanas agradece todo o atendimento. “Agradeço a Clínica da Criança pelo acolhimento em um momento tão difícil e novo para a nossa família. Toda a equipe totalmente preparada, desde a enfermeira Sabrina que foi o meu primeiro contato onde não mediu esforço para me dar toda a segurança enquanto mãe e orientação ao cuidado para minha filha. A todos da equipe parabéns e gratidão pela dedicação, cuidado e carinho com a Maria Vitória”.

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, no mundo, aproximadamente 30 milhões de bebês nascem prematuramente a cada ano. Devido a este alto índice, em 21 de outubro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que a licença maternidade e o salário maternidade devem iniciar a partir da data da alta hospitalar do bebê, luta esta que vem sido defendida para beneficiar a assistência dos bebês quando já se encontram no âmbito familiar.

Informações na Clínica da Criança nos telefones (31) 3732-0511 ou 3732-0512.

Por Lílian Gonçalves

Fotos: Arquivo SMS e Terezinha Cândida