DESTAQUE EM CONGONHAS

Governo Municipal inicia projeto “Colorindo Congonhas”.

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 31 de outubro de 2023

Alegria e satisfação em morar em um local agradável é uma das preocupações do Governo Municipal com os congonhenses. Em parceria com o projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”, através do Programa de Educação Ambiental – PEA da CSN Mineração, executado pela Fundação CSN e a Semad, com o apoio do Projeto Garoto Cidadão, a cidade está ganhando um colorido retratando a história de Congonhas.

Na tarde da última segunda-feira (30) deu início, no Bairro Matriz, o Projeto “Colorindo Congonhas”. A comunidade ganhou um muro que encanta quem passa, com cores e desenhos vibrantes, grafitado pelo artista plástico Bernardo Cosme do Amaral, da fundação CSN. Para a elaboração da arte foi realizada uma releitura do Gibitur que tem como Professor o artista congonhense Hernando Rocha Vítor.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Municipal, Cláudio Antônio de Souza, representantes da CSN, Vereadores, Secretários e moradores.

Intervenções culturais foram apresentadas durante o evento. “Colorindo Congonhas” está iniciando e outros muros ganharão novo visual nos próximos dias. “Embelezar a cidade é melhorar a qualidade de vida do cidadão. E a arte do graffiti, ou murais urbanos, tem sido cada vez mais utilizado para transformar os locais, revitalizando áreas e trazendo vida e cor para esses espaços.  Assim formas, cores e ideias fazem o graffiti transformar locais e torná-los até pontos turísticos da cidade, atraindo visitantes interessados em apreciar a arte urbana“, relata o Prefeito Municipal.

Segundo a Secretária da Semad, Ana Gabriela Dutra, “este é o primeiro muro de vários outros que o Governo entregará para a população. Nosso comprometimento é tornar a cidade mais alegre, mais colorida e sustentável.  Seguimos firmes neste projeto transformador”, afirma Ana Gabriela.

Por Lílian Gonçalves

Fotos: Terezinha Cândida