Ações do CAPS AD enfatizam a Luta Antimanicomial

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 18 de maio de 2022

A luta antimanicomial busca concretizar direitos para as pessoas com transtornos mentais, inclusive o direito à saúde, à dignidade, à participação na política e ao trabalho. Em Congonhas, os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) enfatizam o tratamento humanizado dos pacientes.

Na última semana, em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial que acontece no dia 18 de maio, foi realizado um piquenique no Parque Ecológico da Cachoeira. Na oportunidade foram realizadas atividades de expressão corporal, alongamento, dança, caminhada e roda de conversa entre os profissionais e pacientes para fortalecimento de vínculo.

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Texto: Letícia Tomaino – Comunicação Prefeitura

Foto: Arquivo Prefeitura de Congonhas