Ainda dá tempo de doar parte do seu IRRF 2022 para projetos congonhenses

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 13 de maio de 2022

Se você ainda não fez a sua declaração do Imposto de Renda de 2022, você tem até o dia 31 de Maio para entregá-la. E você pode destinar parte do seu imposto para transformar a vida de crianças, adolescentes e idosos em Congonhas sem pagar nenhum centavo a mais por isso.

A legislação brasileira permite que pessoas possam destinar parte do valor do seu imposto de renda devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ou para o Fundo Municipal dos Direitos dos Idosos, e você não paga a mais e nem recebe a menos ao destinar parte da sua contribuição, isso por conta das chamadas “leis de incentivo fiscal”.

Ao doar você contribui com o desenvolvimento de projetos que garantem o financiamento de ações de enfrentamento à violência e abuso contra a criança e adolescente, ou a promoção de projetos para atender o público idoso da nossa cidade.

ENTENDA COMO ACONTECE A DOAÇÃO:

Ao lançar seus dados no Imposto de Renda no modelo completo, se tiver valores a pagar para a União, isto é, valores devidos, ao doar para o Fundo da Criança ou do Idoso, nos limites que o próprio sistema determinará para você, o valor da doação é deduzido do valor à pagar e você poderá destinar a diferença diretamente às políticas, ações e projetos do município de Congonhas.

Exemplo: Caso você tenha R$600,00 de imposto a pagar para a União e que, a partir do cálculo realizado automaticamente pelo sistema, percebeu que poderia destinar R$ 200,00 deste valor às políticas, ações e projetos sociais e, se você efetivar a doação, pagará R$400,00 à União e R$200,00 às políticas, ações e projetos sociais próximos de você.

Você também poderá doar diretamente na conta corrente de um dos Fundos e comparecer à Casa dos Conselhos, para solicitar seu recibo ao mostrar o comprovante do depósito.

NÃO SE ESQUEÇA

Após realizar a doação é importante comunicar aos Conselhos Municipais. Você pode entregar o comprovante na Rua Francisco Senra Martins, 113, Centro, Congonhas ou enviar para o e-mail: cmdcongonhas@congonhas.mg.gov.br

Mas antes de doar, entre em contato pelo telefone (31) 3731-3300 e esclareça suas dúvidas para garantir que tudo dê certo.

FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CNPJ: 18.834.797/0001-98