DESTAQUE EM CONGONHAS

Avança Congonhas: Empresários locais começam a receber créditos com juros baixos

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 29 de julho de 2022

A prefeitura de Congonhas realizou, na tarde desta quinta-feira (28) a entrega simbólica dos primeiros empréstimos do Programa de Microcrédito Avança Congonhas para empresários que atuam na cidade. O Programa de Microcrédito é uma política pública da prefeitura criado em virtude da crise gerada pela pandemia e que tem por objetivo garantir acesso a crédito com juros baixos aos microempreendedores individuais (MEIs) e as microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs), com faturamento inferior a R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil) que atuam em Congonhas.

Os recursos operados pelo programa são oriundos do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Econômico de Congonhas (FMDE), instituído pela Lei Municipal 3.988/2021.

Durante a entrega aos primeiros contemplados, o prefeito Cláudio Antônio de Souza destacou o pioneirismo de Congonhas dentro do estado de Minas Gerais, em levar a frente este estímulo ao desenvolvimento da economia local. “Um projeto como este não é simples de ser implantado. São poucas as prefeituras no Brasil que possuem um projeto como este e em Minas Gerais, Congonhas é a única. Me sinto muito orgulhoso disto ter dado certo graças ao trabalho de toda nossa equipe e com o apoio do SEBRAE e também com aprovação da Câmara que apostou nessa ideia. Aproveitamos a crise gerada pela pandemia para implantar um projeto que vai durar por muito tempo estimulando a nossa economia”, comentou o prefeito em seu discurso aos presentes.

De acordo com o Superintendente de Planejamento e Gestão, Geordane Silva, estão sendo disponibilizados R$19 milhões em empréstimos com juros de 0,5% ao mês. “Os MEI’s poderão solicitar empréstimos de até 10 mil reais e as micro e pequenas empresas até 50 mil reais. Esta circulação da moeda vai auxiliar os empresários congonhenses que tanto sofreram na pandemia”, explica.

Para acessar o recurso, o beneficiário precisa ter alvará e registro de funcionamento ativo em Congonhas. O programa vai operar nas seguintes condições:

  • A taxa de juros ao beneficiário final será de até 0,5% (zero vírgula cinco por cento) ao mês.
  • A carência para o pagamento das parcelas será de até 180 (cento e oitenta) dias.
  • O prazo de pagamento total do empréstimo será de até 60 (sessenta) meses.

O empreendedor que quiser saber mais detalhes sobre como ter acesso ao crédito disponibilizado pela Prefeitura deve acessar a página https://www.avancacongonhas.com.br . O link está disponível na página principal do site da Prefeitura de Congonhas. Também é possível esclarecer dúvidas e obter mais informações diretamente na Sala Mineira do Empreendedor pelo telefone 3732-2671.

Texto e foto por Reinaldo Silva – Comunicação – Prefeitura de Congonhas