Campanha de Vacinação Contra a Gripe é prorrogada até o fim deste mês

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o dia 30 de junho, conforme determinação do Ministério da Saúde. O Município receberá, do Governo Federal, novo lote da vacina. Assim, a partir da segunda-feira, 8, a aplicação das doses será regularizada.

Poderão vacinar os cidadãos pertencentes aos grupos prioritários. São eles: profissionais da saúde, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias, pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros e motoristas e cobradores de transporte coletivo, profissionais das forças de segurança e salvamento, professores de escolas públicas e privadas, além de adultos de 55 a 59 anos de idade.

A vacinação está sendo feita nas unidades básicas de saúde (UBSs), seguindo todas as normas de segurança: distanciamento social, uso de máscaras, atendimento de uma pessoa por vez, impedimento de aglomerações etc.

A vacina não apresenta eficácia contra o coronavírus, ela garante proteção apenas do H1N1, H3N2 e Influenza B. Segundo o Ministério da Saúde, essa é uma forma de auxiliar os profissionais a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico da doença.