DESTAQUE EM CONGONHAS

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa na próxima segunda (27) para crianças de 1 a 4 anos

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 24 de maio de 2024

Começa na próxima segunda-feira (27), e vai até 14 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Congonhas. O público-alvo são as crianças de 1 a 4 anos. As doses serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e no Horário do Trabalhador de cada UBS.

Para facilitar o acesso ao imunizante, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Saúde vai levar a vacina contra a poliomielite à todas as creches municipais e conveniadas.

No sábado, dia 8 de junho, será o dia D de Vacinação contra a Poliomielite e todos os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h. É fundamental que pais, mães ou responsáveis levem a caderneta das crianças e documentos de identificação com foto.

O esquema vacinal para menores de 1 ano prevê três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses. Já as crianças de 1 a 4 anos, mesmo estando em dia com a vacina, deverão receber uma nova dose oral da vacina.

POLIOMIELITE

A paralisia infantil é uma doença infecciosa viral, transmitida de uma pessoa para outra. A propagação ocorre, principalmente, por via fecal-oral. Uma das medidas mais importantes para prevenção é a vacinação de mais de 95% da população infantil.

No Brasil tem sido observada queda progressiva na cobertura vacinal da poliomielite nos últimos anos, sendo o país, considerado recentemente pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), como de alto risco para reintrodução da doença. Por isso, é importante a adesão de todos para manter as crianças livre desta doença, tendo em vista o crescimento de casos de poliomielite em vários países do mundo, inclusive em países vizinhos ao Brasil.

Por Reinaldo Silva/ Arte: Hayslla Santana