Casa do Professor realiza palestra para falar sobre casos pedagógicos de sucesso

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 16 de maio de 2022
Na noite de 11 de maio, quarta-feira, a Casa da Professora e do Professor de Congonhas realizou um bate-papo com a professora da Escola Municipal Engenheiro Oscar Weinschenck, Marlene Leão Sabará, com grande público, para falar sobre o sucesso pedagógico alcançado com a prêmio MPT na Escola, realizado em 2021, quando Ana Alice Freitas Silva, então aluna do 5º ano da mesma escola, foi vencedora do 3º lugar nacional na categoria poesia deste prêmio, após ter sido campeã do estado de Minas Gerais.
O objetivo da palestra foi de apresentar as práticas pedagógicas que possibilitaram aos alunos refletir sobre o trabalho infantil e produzir as tarefas sugeridas pelo Ministério Público do Trabalho nas diversas modalidades. A poesia produzida por Ana Alice chamou a atenção. De acordo com a professora Marlene, o destaque para a aluna e escola são relevantes como resultado, mas o que foi apreendido pelos alunos sobre o tema é o que mais importou.
O encontro na Casa da Professora e do Professor contou com a participação do prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza, que parabenizou pela ação e ressaltou a importância do local como um centro de referência para o educador congonhense. O secretário de Educação, Rodrigo Mendes, também presente ao encontro, agradeceu ao prefeito e aos presentes pelo incentivo a esta primeira ação naquele local.
Mary Gouveia, Supervisora de Área da Casa da Professora e do Professor de Congonhas, deu as boas-vindas aos participantes, falou do desafio em tornar a casa um ponto de apoio para a Educação local, apresentou algumas mudanças já realizadas e informou que aquele foi apenas a primeira ação de muitas que estão planejadas e sendo executadas pela equipe de servidores da Casa, a quem também agradeceu pelo empenho.
Ao final da palestra, os presentes participaram da abertura da exposição fotográfica “Direitos de Aprendizagem na Prática”, com fotos de alunos dos anos inicias em suas atividades nas escolas. A Casa da Professora e do Professor de Congonhas está ligada à Secretaria Municipal de Educação – Semed.
Também estiveram presentes no encontro a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Libertad Lamarque Guerra, a secretária de Governo e Obras, Simônia Magalhães, parte da equipe da Semed e público convidado.
Fotos e texto por Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas