CEJUSC Itinerante e Prefeitura levam serviços do Judiciário e do setor público aos cidadãos do Alto Maranhão
2 de abril de 2024A Prefeitura de Congonhas e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promoveram nesta terça-feira, dia 02 de abril, o Cejusc Itinerante no Alto Maranhão levando serviços do setor judiciário e da Prefeitura para os cidadãos naquele distrito. O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Itinerante é um projeto que leva o acesso à justiça e à cidadania aos moradores de localidades que ficam mais distantes do centro das comarcas.
O objetivo da ação é ofertar, de forma gratuita, diversos serviços como sessões de conciliação, requerimento para emissão de 2º via de certidões, emissão da carteira de identidade, orientações jurídicas, emissão de título de eleitor e biometria, além de inscrição de CadÚnico, informações sobre cadastro no SINE, esclarecimentos relacionados à carteira de trabalho, plantão técnico da EMATER-MG, distribuição de mudas, cadastramento para instalação de biodigestores, atendimento do Procon entre outros serviços.
A juiza da Comarca de Congonhas, Dra. Flávia Generoso de Mattos, comemorou a iniciativa e ressaltou que outras duas ações semelhantes deverão acontecer ainda este ano nos bairros Pires e Lobo Leite. “Hoje é um dia de celebração da cidadania. Além dos nossos serviços trouxemos também palestras com orientações sobre o trânsito e sobre violência doméstica em parceria com a Polícia Militar porque identificamos um aumento deste tipo de ocorrência no Alto Maranhão, realizando assim não apenas um dia de prestação de serviços, mas também de instrução e de educação para a população”, comentou a magistrada.
O prefeito Cláudio Antônio de Souza (Dinho), ressaltou a importância de dar ao cidadão a oportunidade de resolver suas necessidades mais próximo de casa. “A parceria entre os diversos órgãos envolvidos nesse projeto gera uma atitude pró-ativa que beneficia a muitas pessoas na resolução de suas necessidades pontuais e ainda favorece com que elas não precisem ter que deslocar até o centro e possam conhecer e tirar dúvidas sobre alguns dos serviços e benefícios oferecidos pela prefeitura”, comentou o prefeito.
Reportagem/Foto: Reinaldo Silva