Centro de Referência do Idoso celebra aniversário de 5 anos

Cerca de 20 mil atendimentos já foram realizados no Centro de Referência do Idoso (CRI) desde sua inauguração, em 2014. E de lá para cá, mais de 4 mil idosos já receberam atendimento multidisciplinar. Para comemorar esses cinco anos de acolhimento da terceira idade e os expressivos resultados, um grande baile foi realizado na noite dessa sexta-feira, 29.

O salão foi tomado por aqueles que não dispensam uma boa dança a dois. Além do DJ Marquinhos, o violonista Ângelo agitou os presentes com forró. Também teve apresentação de flauta, sorteio de brindes e comes e bebes.

Moradora do Jardim Profeta, Maria da Costa Oliveira, 78, frequenta o CRI desde sua inauguração. A equipe e os colegas tiveram um papel importante depois do falecimento de seu filho, há cerca de um ano. “Venho aqui desde que começou, mas não vinha todos os dias. Depois que meu filho faleceu, há um ano mais ou menos, comecei a frequentar mais. Me senti muito bem. Mudou a minha vida. Tenho amigas, encontramos, batemos papo. Aqui é muito bom”, disse, acrescentando que gosta muito de fazer as aulas de ginástica oferecidas na unidade.

Quem também gosta de praticar atividade física e dança no Centro do Idoso é Geraldo Inácio, 65 anos, que mora no bairro Primavera. “Venho três dias por semana. Mudou muita coisa na minha vida, principalmente para a saúde. É muito gostoso. Fiz muitos amigos”, contou.

A noite também foi especial para aqueles que dedicam o seu tempo livre contribuindo com as atividades do Centro do Idoso. Dezesseis pessoas foram homenageadas, entre elas, Eduardo Jorge, que se envolveu com as atividades do CRI quando seus pais, Maria Petrina e Francisco Santos, começaram a frequentar o espaço há cerca de três anos. “Comecei a trazê-los e, depois disso, comecei a gostar daqui também. Além de ser prazeroso para os meus pais, fiz contato com outros idosos. Já participei de um coral, tocando cavaquinho. Fiquei surpreso com a homenagem e muito satisfeito, senti que o pessoal reconhece. Aqui tem música, dança, jogos, tem um leque de divertimento… Meus pais adoram”, contou.

Também foram homenageados: Adriana Reis, Aline, Aristeu Dourado, Celso Ramos, Edinan Silva, Elcione Carvalho, Evanir Procópio, Francisco Vianna, Geralda Joana, Irani Saborido, Joaquim Cordeiro Filho, José Félix Junqueira, Marco Antônio Lipes, Marilda Pinheiro e Marcos Donald Villegas.

O Centro

A unidade conta com uma equipe de atendimento multidisciplinar, formada por terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem, cuidados e apoio de um médico geriatra.

O espaço possui, ainda, academia ao ar livre e salão de jogos e convivência. A equipe promove várias atividades, entre elas, oficinas, festas em comemorações a datas especiais, atividades físicas e passeios culturais dentro e fora do município. Tudo isso, permitindo e incentivando a presença dos familiares. Também são realizadas visitas domiciliares para acompanhar de perto esse relacionamento.

No Centro de Referência do Idoso também é oferecido outro importante serviço, o Centro/Dia, em que idosos chegam cedo e retornam para casa à tarde, após tomarem café, almoçarem, participarem das oficinas e conviverem com os colegas.

As inscrições para pessoas acima de 60 anos estão sempre abertas para pessoas acima de 60 anos. Interessados podem comparecer, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, à rua Pedro Roberto da Silva, nº 20, no bairro Primavera, levando uma cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. Mais informações pelo telefone 3732-1123.