Centro Materno Infantil será entregue à população até o final do ano

Ainda este ano, Congonhas ganhará uma sede única para a prestação de serviços de saúde materno infantis, que está em construção em uma área de 1.100 m², entre a avenida Roberto Brunelli e a rua Padre Henrique Silvino Alves, na Praia. A obra está sendo executada pela VMF Construtora LTDA e supervisionada pela Secretaria de Obras da Prefeitura. Os atuais espaços onde são prestados estes dois serviços de saúde são alocados pelo município e adaptados.

Concluída a obra da estrutura e o reboco, as paredes estão sendo preparadas receberem a pintura. Outras estão sendo revestidas de azulejo. Também é preparada a infraestrutura para a instalação das redes elétrica e hidráulica. O dutos do sistema de ar condicionados já foram afixados.

Planta de cobertura do Centro Materno Infantil. Crédito – Equipe técnica da SEOB/PMP.

O prédio do Centro Materno Infantil terá estacionamento, sala de espera, recepção, consultório geral de ginecologia, consultório de enfermagem, sala de enfermeiros, sala de observação, consultório de procedimentos ginecológicos, sala de apoio diagnóstico, sala de assistente social, consultório de nutrição, consultório de psicologia, almoxarifados, sala de arquivo/prontuário, secretaria para trabalhos administrativos, coordenação, salas de rouparia, salas de utilidades, sala de limpeza e desinfecção, outra recepção, outra sala de espera, vestiário feminino, vestiário masculino, refeitório, cozinha, farmácia, cantinho da amamentação, cantinho da leitura, sala de reunião,terapia ocupacional, fisioterapia, sala de prontuário, sala de coordenação, recepção do teste do pezinho, sala do teste do pezinho, banheiros femininos, infantis e masculinos, recepção da sala de vacina, sala de vacina, sala de medicação, sala de nebulização, consultório de nutrição, sala de palestras, sala de observação, posto de enfermagem, consultório de pediatria, consultórios de especialidades, salas de negatoscópio, sala de espera de lactantes com berçário, sala de coleta, sala de armazenamento de leite cru, registro/espera do posto de leite, sala de serviço, consultório odontológico, área externa gramada, arborizada e cercada por muro.

Os projetos de equipamentos da Saúde do Município sempre são validados por servidores desta área. A equipe técnica da Secretaria de Obras da Prefeitura elaborou de forma conjunta com profissionais das clínicas da Criança e da Clínica da Mulher o projeto do novo espaço.

A união destas clínicas em um mesmo espaço tornará o atendimento de ambas ainda mais eficaz. O futuro prédio será adequado, com ampla acessibilidade, obedecerá a todas as normas da Vigilância Sanitária, permitirá a atuação conjunta dos profissionais lotados nos dois equipamentos, oferecerá conforto e segurança para os pacientes, resolutividade e o acompanhamento de mãe e filho (a). Também facilitará o comparecimento do paciente ao retorno.

A redução da mortalidade infantil no Município é efeito do investimento na saúde da mulher e da criança há cerca duas décadas.