DESTAQUE EM CONGONHAS

Com presença inédita do Brasil em 15 anos, Congonhas participa do Encontro Internacional de Fundos Soberanos.

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 26 de setembro de 2023

Trabalhar conjuntamente para promover a boa governança e melhores práticas de investimento é uma das responsabilidades do Governo Municipal e neste sentido Congonhas está participando, pela primeira vez, da “15ª Annual Meeting”. O evento é a atividade mais importante do International Forum of Sovereign Wealth Funds (IFSWF), uma organização voluntária, criada em 2009, que reúne mais de 40 fundos soberanos (FS) ao redor do mundo.

O evento teve início neste domingo (24) com o tema “Investindo na Transição” e a participação de uma delegação brasileira é inédita. O encontro, que acontece em Madrid, na Espanha, até a próxima quarta-feira (27) tem como objetivo discutir as oportunidades e os desafios que os fundos soberanos enfrentam na atualidade e planejar o futuro de olho nas mudanças que as transições climáticas, digitais, institucionais e sociais acarretam.

A comitiva do Brasil é composta por 15 representantes que integram o Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros (FFSB), na qual a parceria com o IFSWF surgiu em dezembro de 2022, quando o Fórum Brasileiro recebeu a Diretora de Estratégia e Comunicação do IFSWF, Victoria Barbary, em seu seminário oficial de lançamento, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. “A participação na Annual Meeting marca ainda o avanço nas tratativas para a filiação do FFSB ao Fórum Internacional, o que representa um passo importante para que os fundos subnacionais brasileiros façam parte do debate de fronteira sobre FS”, avalia Leandro Ferreira, Diretor de Estratégia do FFSB.

Este ano, o evento é organizado em conjunto com a COFIDES, a Compañía Española de Financiación del Desarrollo, gestora dos dois FS da Espanha. A COFIDES tem um interesse particular em fomentar a colaboração com e entre os fundos da América Latina, o que torna este evento especialmente oportuno.

O encontro representa uma oportunidade para conhecer boas práticas, descobrir novas oportunidades e parcerias com outros fundos e especialistas ao redor do mundo em um contexto de socialização e aprendizagem.

Por Lílian Gonçalves

Foto: Divulgação