Congonhas avança no mapeamento de casos de Covid-19

A Secretaria de Saúde ampliou a aplicação de testes rápidos para Covid-19 e, em uma semana, 400 pessoas foram testadas em Congonhas. Desse número, apenas três pacientes, que estavam assintomáticos, receberam resultado positivo para a doença. Até outubro, serão aplicados 6.400 testes.

Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) aplica 20 testes por semana, sendo 16 para população geral (80%) e 4 para prestadores de serviços formais ou informais (20%). O objetivo da ação é traçar o perfil epidemiológico da infecção por coronavírus no município de forma territorializada.

As residências são selecionadas aleatoriamente, sendo que apenas uma pessoa, escolhida pelos familiares, realiza o teste. Deve ser selecionado o morador que mais circula, e não aquele que está em isolamento, como, geralmente, é o caso dos idosos.

Os exames são agendados e realizados na UBS, com utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e respeito às normas de segurança. Caso o teste seja positivo, todos os familiares são testados.

Em Congonhas, os pacientes que estão com suspeita de Covid-19 e/ou foram testados positivos para a doença permanecem em isolamento domiciliar obrigatório. Eles são acompanhados diariamente por equipes da Secretaria Municipal de Saúde.