Congonhas é considerada a melhor cidade de Minas no serviço de saúde bucal

Congonhas tem o melhor serviço de saúde bucal do estado! A cidade conquistou o primeiro lugar no Prêmio Estadual de Saúde Bucal do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO/MG), na categoria de municípios de 50 a 100 mil habitantes, além de ter a melhor pontuação na classificação geral. Os premiados receberão um consultório odontológico ou aparelho de raio-x com sensor digital. Agora, o Município aguarda o resultado da premiação nacional.

De janeiro a 11 de outubro deste ano, 52.602 consultas já foram realizadas. Em 2018, o número foi de 60.102. Naquele ano, 19.860 pessoas fizeram tratamento completo, sendo que 85% concluíram todo o atendimento na rede.

Entre os critérios de avaliação estavam a visibilidade das ações em saúde bucal; Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica; ações de educação permanente; experiências exitosas; e a existência do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

O coordenador de Saúde Bucal, Glayson da Silva Barbosa, explica que o CRO/MG avaliou os serviços oferecidos na atenção primária. “O que nos favoreceu, o que nos destacou, foi a cobertura do serviço no município, que é de 100%. Também nos destacamos pela modalidade dos serviços, com a constituição da equipe, que é completa, pela questão da educação permanente, que é o investimento na qualificação e capacitação profissional. Outro eixo que nos diferencia muito são as experiencias exitosas e dos trabalhos que apresentamos em congressos”, completa.

O Governo Municipal oferece atendimento completo em saúde bucal. Todas as unidades básicas de saúde contam com atendimento odontológico, onde são realizados procedimentos gerais e confecções de próteses dentárias.

Todas as equipes de saúde bucal possuem dois consultórios odontológicos, com equipe tipo II, formada por dentista, técnica e auxiliar de saúde bucal. Os casos mais complexos são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Complexo de Saúde.