DESTAQUE EM CONGONHAS

Congonhas terá ações educativas na Semana Nacional de Trânsito que começa hoje

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 18 de setembro de 2023

Começa hoje a tradicional Semana Nacional de Trânsito, instituída pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB) para ressaltar as atividades de educação, fiscalização, engenharia e conscientização que são realizadas durante todo o ano de modo a promover e garantir mais segurança no “trânsito nosso de cada dia”.

Esta também é a Semana Nacional da Mobilidade e no dia 22 de setembro é celebrado o Dia Mundial sem carro, com objetivo de promover a reflexão sobre o uso excessivo de veículos poluidores, novos formatos para melhorar a mobilidade nas cidades e também a adoção de novos hábitos de locomoção que sejam mais saudáveis e ambientalmente sustentáveis.

Neste ano, a temática das campanhas educativas é “No Trânsito: Escolha a vida”, como explica Ronaldo Jesulino, Diretor de Mobilidade Urbana e Trânsito da Prefeitura de Congonhas. “O intuito é despertar nas pessoas a cultura da segurança no trânsito. Ser mais cuidadoso com as pessoas mais vulneráveis como os pedestres, ciclistas e motociclistas. Dirigir de forma mais calma, sem pressas, estar sempre atento. Evitar ao máximo o stress, resolver os problemas com calma e obedecer sempre as sinalizações porque qualquer infração das regras pode custa o nosso bem mais precioso, que é a vida”, comentou.

De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil e Social, Gláucio Ribeiro, a Diretoria de Trânsito vai promover ao longo desta última quinzena de setembro, blitz educativas e bate-papos de conscientização com alunos da rede pública de ensino em parceria com os agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Matéria/Foto: Reinaldo Silva