DESTAQUE EM CONGONHAS

Coral Cidade dos Profetas estreia temporada de concertos com o resgate de composições do período colonial

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 21 de novembro de 2023

O Coral Cidade dos Profetas inaugura sua temporada de concertos com o projeto ‘Colonial Inédito’, resgatando composições do período colonial brasileiro. Em parceria com as escolas de música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Estadual de Minas Gerais, o coral, acompanhado por uma orquestra convidada, apresentará descobertas musicais em Congonhas, no dia 24 de novembro, sexta-feira, às 20h, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matozinhos. O evento será gratuito.

Durante o ano, o Coral dedicou-se ao estudo de manuscritos dos séculos 17, 18 e 19, provenientes do acervo de Chico Aniceto, sob a curadoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e peças do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), fruto da parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sob a regência do maestro José Herculano Amâncio, a pesquisa resultou em uma série de concertos, apresentando composições raras, como “Ofício para Quarta-feira de Trevas” de Lobo de Mesquita e “Missa de Suassuhy” de autoria desconhecida.

Como parte do projeto, o Coral realizou oficinas e ensaios para reviver o patrimônio imaterial de Minas Gerais. A coordenadora do Programa Educativo, Carmem Célia Gomes, destaca a importância desse resgate para a história da música colonial mineira. O patrocínio é do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Prefeitura de Congonhas.

Por Hayslla Santana (estagiária) / Revisão: Reinaldo Silva