Coronavírus: serviço de teleatendimento avalia e orienta pacientes

O call center da Secretaria Municipal de Saúde está preparado para atender e orientar pacientes que estão com sintomas relacionados ao coronavírus. Antes de procurar os serviços de saúde de Congonhas, a população deve ligar para os números 3732-1919 ou 3732-1948. O atendimento acontece todos os dias, das 7h às 20h.

Caso seja necessário, uma equipe multiprofissional, devidamente paramentada, realiza o atendimento médico em domicílio. Essa medida evita a circulação de pacientes suspeitos da doença, amenizando a propagação do vírus.

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da Covid-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia. Os sintomas mais comuns são: tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar.

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfícies contaminadas.

Para evitar a disseminação do vírus, a medida mais eficaz é permanecer em isolamento domiciliar e adotar os cuidados preventivos, como usar máscara de proteção, higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel 70%, evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas, limpar objetos e superfícies.