Destinação incorreta de máscaras e luvas descartáveis expõe outras pessoas ao coronavírus

Que o uso de máscaras e luvas reduz os riscos de contaminação por várias doenças, inclusive a covid-19, já é de conhecimento geral. Mas a eliminação das descartáveis ou da máscara de pano já inservíveis têm de ser feita de forma correta para evitar o contágio de outras pessoas, conforme orienta a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Elas devem ser colocadas junto do lixo do banheiro, que é recolhido pelo caminhão da coleta de resíduos úmidos. Importante deixar este lixo em lugar seguro do lado de fora da casa. O material não deve ser destinado à coleta seletiva, já que esta destina material reciclável que é manuseado por pessoas na usina de triagem.

A técnica em Segurança do Trabalho da empresa Localix, prestadora de serviço de coleta de resíduos à Secretaria de Obras da Prefeitura de Congonhas, Daiane Pereira de Jesus, alerta que “o correto é descartar máscaras e luvas no lixo do banheiro, porque este é considerado lixo comum, não reciclável, com quem ninguém deve fazer contato depois. Seria de grande ajuda também se cada cidadão lavasse máscaras e luvas descartáveis já usadas com água sanitária antes de colocá-las no lixo, para eliminar o vírus. Depois, é preciso colocá-las dentro de duas sacolinhas, uma dentro da outra, bem fechadas e deixar esse lixo em lugar seguro do lado de fora da casa. Outras dicas importantes são não encher demais o recipiente e identificar o material. O destino deste lixo do banheiro será o aterro sanitário e, após 72 horas isolado, o vírus, sem contato direto, morre, segundo especialistas”.

Ainda de acordo com Técnica de Segurança para o Trabalho, nos caminhões de coleta da Localix, há água e detergente, para que os coletores lavem as mãos, e álcool em gel, para completarem a higienização, assim que há uma pausa no trabalho, para comerem ou se hidratarem. Eles recebem também a máscara que faz parte do E.P.I. (Equipamento de Proteção Individual), que é descartada diariamente, como a de pano, além de luvas, que igualmente são trocadas diariamente.

Mais informações sobre a coleta de resíduos úmidos podem ser obtidas pelo telefone 3731-4113 e da coleta seletiva, pelo 3731-5287.