“Dia D” da vacinação contra o Sarampo e a Gripe acontece no sábado (30)

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 28 de abril de 2022

A Prefeitura de Congonhas alerta pais e responsáveis para a necessidade de levarem crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade ao posto de saúde mais próximo para vacinação gratuita contra o sarampo e a gripe. Para reforçar a importância da imunização, no próximo sábado (30), acontecerá o “Dia D” de Mobilização. Os profissionais da área da Saúde também serão vacinados contra o Sarampo.

Em Congonhas, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a administração da vacina, de 8h às 17h. As comunidades do Esmeril, Lobo Leite, Santa Quitéria, Pequeri, Vila Marques, Vila Cardoso, Campo das Flores e Barnabé recebem a vacinação durante a semana mediante o agendamento da equipe das Unidades Básicas de Saúde.

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de se evitar o sarampo é pela vacina.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Os principais sintomas da gripe são: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.

Zé e Maria Gotinha

A vacinação das crianças fica mais animada com presença de Zé e Maria Gotinha. No Dia D contra a Influenza e o Sarampo, eles estarão presentes em algumas Unidades Básicas de Saúde. Confira:

8h às 9h – UBS Ideal / Vila Andreza – Rua do Rosário, 265, Rosário

9h15 às 10h15 – UBS Profeta 1 e 2 – Rua Arlindo Morais Faustino, 245, Santa Vitória

10h30 às 11h30 – UBS Murtinho – Rua Nossa Senhora Aparecida, 320, Joaquim Murtinho

13h às 14h – UBS Dom Oscar – Avenida Minas Gerais, 65, Dom Oscar

14h15 às 15h15 – UBS Primavera – Rua Geraldo Ferreira da Silva, 64, Primavera

15h30 às 16h45 – UBS Campinho – Rua Santo Antônio, 695, Praia

Público-Alvo

Além das crianças com menos de 5 anos, as pessoas maiores de 60 anos, gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto também poderão se vacinar contra a Influenza.

Texto: Letícia Tomaino – Comunicação Prefeitura

Foto: Arquivo PMC