Emoção e esperança marcam cerimônia de formatura do Maria Barroca

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 9 de maio de 2022

Obstáculos vencidos com muito trabalho e união. Fortalecimento de parcerias. Reconquista da autoestima. Novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho e geração de renda. Essas foram algumas das importantes conquistas de 167 mulheres que se formaram em cursos profissionalizantes nas áreas de beleza, culinária e artesanato ministrados por meio do Projeto Maria Barroca, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS). A cerimônia de formatura da primeira turma aconteceu na tarde de quinta-feira (5/5), no auditório da Escola Municipal Oscar Weinschenck, com as presenças do prefeito Dr. Cláudio Antônio de Souza, da secretária da pasta, Libertad Lamarque, e toda a sua equipe, além de Aparecida Moura, uma grande parceira do projeto.

O Maria Barroca foi criado para articular ações que contribuam para o fortalecimento e o resgate da cidadania da mulher, alterando os padrões sexistas e vencendo as dificuldades de inserção da mulher no mercado de trabalho. Com isso, o projeto visa melhorar a qualidade de vida dessas mulheres.

A solenidade contou com a belíssima apresentação musical de Ângela Bento, servidora da SEDAS, e com Fillipi Araújo no teclado, que é coordenador de projetos da ACART. A dupla emocionou os presentes com as canções “Força e Vitória”, “Olhos coloridos”, “Sonho meu” e “Meu vício”.

Em seu discurso, o prefeito destacou a importância de projetos como esse, que promovam a autonomia das mulheres por meio de cursos profissionalizantes para que elas conquistem seu espaço e consigam gerar renda para as suas famílias.

A participação e união do grupo foi destacada pela secretária da SEDAS: “gostaria de agradecer a confiança de todas vocês, oficineiras e alunas, no projeto e parabenizar todas por essa importante vitória”.

A diretora de área – Direitos Humanos da Sedas, Silnéa Edwiges Reis Coelho, se emocionou várias vezes ao apresentar o projeto e compartilhar as histórias de superação, união e coragem de tantas mulheres.

Texto: Ana Karenina – Comunicação Prefeitura

Foto: Gustavo Porfírio