Festa do Trabalhador é realizada em Congonhas

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 2 de maio de 2022

Alegria, emoção e muitos sorrisos contagiaram o dia 01 de maio em Congonhas. A Festa do Trabalhador foi realizada na manhã de ontem, domingo, na Praça Olímpica, em frente ao Ginásio Poliesportivo, no bairro Praia, após dois anos de pandemia devido a Covid-19.

Com muita organização e envolvimento de diversas Secretarias, a Prefeitura de Congonhas homenageou os trabalhadores e trabalhadoras numa manhã que envolveu centenas de moradores da cidade, turistas, visitantes e competidores.

A 8º Corrida Rústica do Trabalhador teve 301 inscritos e foi disputada em várias categorias com percursos de 5,7km e 10km nas modalidades masculino e feminino. Atletas congonhenses e de diversos municípios, servidores municipais e outros participaram do evento com muito entusiasmo, energia positiva, torcidas e força para chegar a reta final.

Toda a prova foi autorizada, homologada, supervisionada e auditada pela Federação Mineira de Atletismo (FMA), assegurando a todos a legitimidade das provas. O sistema de cronometragem foi realizado pela empresa Cronochip cronometragem esportiva.

Pela primeira vez, a Seculte, Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Eventos, realizou a Corrida Kids. Crianças e adolescentes correram em categorias de 100, 200, 400 e 1000 metros, conforme a idade. A euforia da chegada contagiou as famílias e amigos que aguardavam e torciam por cada um que terminava a prova.

Janaína Oliveira, que percorreu 5,7 km, falou da importância da corrida. “É uma sensação muito diferente, depois desse tempo, por consequência da pandemia,  não poder ter as provas e hoje conseguir concluir essa corrida, é emocionante”, afirma.

Além das corridas, a Festa do Trabalhador, também teve atrações como jogo de vôlei masculino no Ginásio Poliesportivo, “Aulão” de dança livre, pula-pula, pipoca e algodão doce.

Para o Prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza, “depois de ficarmos dois anos sem podermos comemorar o Dia do Trabalhador, é muito contagiante ver a alegria e sorrisos nos rostos das pessoas com a chegada de cada participante da 8º Corrida Rústica e da Corrida Kids. Mais do que participar, a corrida incentiva a prática de atividades físicas importante para a saúde e melhoria da qualidade de vida”, ressalta.

Um dos participantes e 1º lugar geral dos 10 KM, Gilbert Carvalho, agradeceu a equipe da Prefeitura que se empenhou para organizar a festa. Segundo ele, “estes eventos estimulam o encontro, o lazer, o esporte e a cultura. Conseguir realizar a prova e ainda chegar em primeiro lugar é muito gratificante”, afirmou.

A Guarda Municipal, Departamento de Trânsito do Município, Secretaria de Saúde e Polícia Militar estiveram, durante todo o evento, apoiando e ajudando na organização e fluxo de toda a rota por onde os corredores passaram.

A Festa do Trabalhador é uma realização da Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo, Lazer e Eventos (SECULTE) em parceria com a Associação de Corredores de Congonhas (ACC) e Federação Mineira de Atletismo, com o apoio da Academia Contorno do Corpo, Carne Forte, Arte e Brilho, Sicredi e Copasa.

Todas as fotos, classificação e resultados podem ser conferidos no link abaixo:

Por Lílian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas

Fotos: Raphael Dias, Reinaldo Silva e Lílian Gonçalves